No dia 18 de abril celebramos o Dia Nacional do Livro Infantil, uma oportunidade para lá de especial de apresentarmos aos pequenos leitores grandes obras clássicas e contemporâneas da nossa literatura. Antes, porém, vamos entender como foi que surgiu essa data.
Primeiro, vale lembrar que o Dia Nacional do Livro Infantil está previsto em lei, mais precisamente a Lei Nº 10.402, de 8 de janeiro de 2002. Depois, a data foi escolhida por 18 de abril ser o aniversário de Monteiro Lobato (1882 – 1942), escritor considerado o “pai da literatura infantil brasileira”.
Lobato, a despeito das polêmicas em que se envolveu, ajudou a povoar a imaginação de várias gerações de brasileiros com personagens como a boneca Emília, o sábio Visconde de Sabugosa, as encantadoras Dona Benta e Tia Nastácia, o atrapalhado Marquês de Rabicó, além dos espevitados Narizinho e Pedrinho, todos da série de livros que contam as histórias d’O Sítio do picapau amarelo.
E não há jeito melhor de comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil que lendo, por isso, vamos indicar cinco obras de autores brasileiros que são uma excelente opção de leitura ou de presente.
As Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato
Primeiro livro da série O Sítio do picapau amarelo, a história se passa no sítio do avô de Narizinho, Dona Benta, onde a menina vive diversas aventuras ao lado de sua boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Tia Nastácia, dentre outros personagens.
No livro, os personagens vivem situações inusitadas e divertidas, como viajar pelo Reino das Águas Claras, encontrar seres mitológicos e animais falantes, brincar com a imaginação, além de refletir sobre temas importantes, como a preservação da natureza e a valorização da cultura brasileira.
As Reinações de Narizinho é considerado um clássico da literatura infantojuvenil brasileira e tem sido lido por gerações de crianças. O livro também foi adaptado para a televisão, cinema e teatro, conquistando um lugar especial no imaginário infantil brasileiro.
Meu pé de laranja lima – José Mauro de Vasconcelos
A história é narrada pelo protagonista Zezé, um menino pobre que vive em uma família numerosa e sofre com a falta de atenção dos pais e com as dificuldades da vida.
Zezé tem um amigo imaginário, um pé de laranja lima, com quem conversa e compartilha seus medos e sonhos. Por meio dessa amizade, o menino encontra uma forma de lidar com a solidão e a tristeza, e descobre o poder da imaginação e da literatura.
O livro aborda temas como a infância, a amizade, a imaginação e a busca pela felicidade. É considerado um clássico da literatura brasileira e já foi adaptado para o cinema, televisão e teatro.
O Menino maluquinho – Ziraldo
A história gira em torno de um menino muito criativo e cheio de energia, chamado João. Ele é carinhosamente apelidado de O Menino Maluquinho por sua família e amigos por conta de seu jeito muito imaginativo.
A narrativa se desenvolve em torno das aventuras e brincadeiras de João com seus amigos, e como ele encontra formas criativas de lidar com os desafios e problemas que enfrenta na vida.
O Menino Maluquinho é conhecido por seu estilo irreverente, com ilustrações coloridas e divertidas. A obra já foi adaptada para o cinema, teatro e televisão, se tornando uma das mais populares da literatura brasileira para crianças e jovens.
Opa – Adilson Farias
Com sensibilidade e muita imaginação, Adilson Faria, que também ilustrou a história, conta a relação entre um avô — portador da doença de Alzheimer — e sua neta. Na perspectiva da menina, a história se desenrola enquanto o vovô narra as aventuras que viveu e explica como funciona cada uma de suas invenções, como a moto a vapor e o carro movido a vela.
Em meio às fantasias da narradora, o leitor é colocado frente a frente com questões como a perda da identidade e da memória, ao mesmo tempo em que fala sobre amizade entre diferentes gerações, respeito e luto. Opa é uma obra que trata com muita simplicidade de temas complexos e que fazem parte do cotidiano de muitas crianças.
Opa é publicado pela Prosa Nova Editora e pode ser adquirido com desconto neste link. Ah, você pode fazer o curso gratuito e online em que Adilson Farias ensina a criar personagens do zero.
O Incrível monstruário da Srta Matilda (Guia de monstros) – Águeda Horn
Matilda é uma garota singular e muito curiosa. Cheia de sonhos, e com coragem para dar e vender, ela escolheu dedicar a sua vida a algo, digamos, um pouco diferente. Enquanto seus amigos e suas amigas queriam ser médicos, advogados e, quem sabe, até astronautas, Matilda foi estudar monstros. Pode até parecer estranha à primeira vista, mas essa é uma história imperdível, delicada e sensível, que a Águeda Horn conta em O Incrível Monstruário da Srta. Matilda (Guia dos Monstros), publicado pela Prosa Nova.
Misturando a inusitada escolha de Matilda às colagens engenhosas de Águeda Horn, o livro é um mergulho delicioso em um mundo onírico e recheado de reflexões sobre identidade, medos e, claro, o nosso lugar no mundo. O Incrível Monstruário da Srta. Matilda (Guia dos Monstros) foi pensado para divertir e encantar crianças e adultos, criando conexões e memórias, alimentando a inventividade e a fantasia dos pequenos.
Muito mais que uma obra fascinante e criativa, O Incrível Monstruário da Srta. Matilda (Guia dos Monstros) é uma excelente introdução ao universo literário e das artes, convidando a criançada a vivenciar uma experiência lúdica e imersiva. E você pode adquirir esse livro fantástico com desconto e diretamente no site da Prosa Nova Edita, neste link.
Gostou das sugestões? Conte para a gente nos comentários.