A internet mudou o funcionamento de muita coisa: a maneira como você assiste aos seus filmes; a forma como se paga as contas e vai ao banco; a relação de como nos movimentamos na cidade; e, claro, como é possível produzir e publicar literatura. Se antes era necessário encontrar uma editora que fizesse a ponte com o público, há algum tempo os autores vão direto aos leitores, disponibilizando seus textos em plataformas especiais para este fim e também em rede sociais.
Por isso, listamos 7 autores brasileiros que souberam usar a internet como veículo para criar a sua literatura e hoje são reconhecidos dentro do mercado literário.
Babi Dewet
Nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Cinema. O início da sua jornada foi marcado pela escrita de fanfics, culminando na publicação do seu primeiro livro de forma independente em 2009. Apaixonada por música, ela se aventura como apresentadora e produtora de eventos da cultura coreana e pop, mantendo um canal animado no YouTube que revela detalhes da sua vida. Participou do KPAPO, o pioneiro podcast Originals do Spotify sobre kpop e hallyu. Atualmente, Babi agita a Twitch.tv/babidewet com transmissões ao vivo, compartilhando sua experiência como escritora e desbravando o mercado editorial. É autora de, dentre outros, dos livros Allegro em hip-hop e Sonata em punk rock.
Rafael Sperling
Nascido em 1985, no Rio de Janeiro, Rafael Sperling é um compositor e produtor musical que traz sua criatividade também para o universo literário. Em 2011, ele deu vida ao seu primeiro livro, Festa na Usina Nuclear. As tramas envolventes de Rafael conquistaram espaço em sites, revistas e jornais renomados, como a Revista Machado, jornal Rascunho e publicações internacionais, incluindo Lichtungen (Áustria), Faust-Kultur (Alemanha), 2384 (Espanha) e Rattapallax Magazine (EUA). Sua habilidade em criar narrativas vibrantes mostra que a arte de contar histórias pode florescer em diversas formas, cativando jovens de todo o mundo.
Clara Savelli
Clara Savelli, além de ser escritora e advogada formada em Relações Internacionais, é uma verdadeira sensação na internet. Com mais de 4 milhões de leituras em plataformas como Wattpad e Sweek, a autora carioca é um fenômeno entre os jovens leitores. Seu talento literário foi reconhecido com o Prêmio Paulo Britto de Literatura em 2011 na categoria Prosa, e ela conquistou, nada menos que três vezes consecutivas, os cobiçados Wattys em 2015, 2016 e 2017. Agora, sua primeira obra publicada pela Intrínseca, As férias da minha vida, promete transportar os leitores para uma jornada emocionante. Se você busca uma leitura cativante e repleta de emoções, Clara Savelli é a autora que irá te envolver em suas histórias fascinantes.
Carina Rissi
Carina Rissi, autora amada entre o público jovem, viu seus cativantes romances, como Procura-se um Marido, No Mundo da Luna e Perdida, ganharem vida em grandes plataformas de streaming. Se destacando no universo do romance contemporâneo e fantasia, suas histórias envolventes e cheias de emoção conquistaram mais de 700 mil leitores ao redor do mundo. Mesmo enfrentando desafios no início, especialmente com Perdida, que inicialmente não despertou o interesse das editoras tradicionais, Carina não se deixou abater. Com fé no valor de sua narrativa, optou por publicar de forma independente, uma decisão que se mostrou acertada ao conquistar não apenas corações, mas também uma base sólida de fãs apaixonados. A trajetória de Carina Rissi é um testemunho inspirador de perseverança e talento que transcende as barreiras do tradicional, alcançando sucesso e reconhecimento em escala global.
Felipe Sali
Experienciou a adrenalina de ser repórter na revista Mundo Estranho e atualmente se destaca nos canais literários do YouTube. Além disso, é embaixador do Wattpad no Brasil, onde possui uma incrível comunidade de mais de 40 mil seguidores. Nessa plataforma, compartilha suas narrativas envolventes, incluindo sucessos como Mais Leve que o Ar (que ganhou uma edição física pela Lote 42), Jéssica, e ICK Perspectiva. Para mostrar ainda mais seu talento diversificado, também foi responsável pela organização da antologia de contos de fantasia e ficção científica intitulada Mundos Paralelos (Abril). Se você está em busca de histórias que te transportem para outros universos, este autor é uma referência imperdível!
Ray Tavares
Seu livro Os 12 Signos de Valentina conquistou mais de 2 milhões de leituras no Wattpad, garantindo a Ray o prestigioso prêmio Wattys de Voto Popular, o que culminou na criação de Carta aos Astros. Nas palavras da autora, ela é uma entusiasta de Meg Cabot, adora discutir política no Twitter, é fã de unicórnios fofinhos e aprecia o cheiro de livro novo. Por outro lado, não tolera pessoas preconceituosas, injustiças, a palavra “top” e, claro, o trânsito caótico de São Paulo. Ray Tavares é uma voz vibrante no universo literário, trazendo não apenas histórias envolventes, mas também sua própria paixão e personalidade única para o cenário literário contemporâneo.
Bruna Fontes
Bruna Fontes, nascida em 1993 durante uma tempestade avassaladora de agosto, em Niterói, é uma autora com três leões em seu mapa astral. Graduada em Letras pela UFRJ, Bruna viu seu romance de estreia, O Sonho Americano, ganhar vida após conquistar o concurso Publiki em 2013. Sua notável série Medina-Becker foi agraciada com dois prêmios Wattys (em 2015 e 2016, respectivamente por Sob o mesmo teto e Sobre(O)postos). Em 2018, Bruna Fontes adicionou mais um troféu Wattys à sua estante com o livro Terceiro Tempo.