
O Grupo Prosa Nova lança uma série de obras de apoio didático voltadas à formação de professores na primeira etapa da Educação Básica. Os livros foram desenvolvidos por especialistas com sólida atuação na Educação Infantil e trazem reflexões relevantes sobre aprendizado, ludicidade, presença da família na escola e gestão democrática em instituições públicas.
O livro “Educação Infantil: espaço do brincar e do aprender” analisa as recreações e brincadeiras infantis no desenvolvimento das crianças. Os textos apresentam abordagens práticas e teóricas sobre a influência do brincar na aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e social na infância. De autoria de Regina Shudo, Israel Boniek e Cleber Fabiano, a obra ressignifica o lugar das práticas na infância, valorizando as brincadeiras como um direito e um meio de aprendizado para as crianças.
“Educação Infantil Transformadora: abordagens, prática e inovação”, de Regina Shudo e Israel Boniek, discute os desafios contemporâneos do ensino infantil e o papel dos educadores nesse contexto. A obra analisa ferramentas práticas que auxiliam na transformação do ambiente escolar em um espaço de desenvolvimento e inclusão social da criança, como a Pedagogia da Escuta, a organização dos espaços educativos e a abordagem de Reggio Emilia, que reconhece os pequenos como protagonistas do processo de aprendizagem.
“Fortalecer Laços: escola e família na Educação Infantil”, de Cristiane Arns, aborda a importância do vínculo entre família e escola no desenvolvimento infantil. O livro explora as dinâmicas dessa relação, oferecendo diferentes perspectivas sobre a Educação Infantil e a participação ativa dos pais no processo educativo. A obra trata desde temas como pedagogia familiar até a importância das interações entre os diversos sistemas sociais que influenciam o desenvolvimento da criança.
“Gestão Democrática na Educação Infantil Brasileira”, organizado por Giselle Corrêa, reúne artigos de nove especialistas e propõe reflexões sobre a participação coletiva na construção de espaços educacionais mais democráticos. Destinada a profissionais da Educação Infantil, a obra aborda temas como políticas públicas, formação docente e o papel da comunidade escolar.
Andréa Caldas analisa a trajetória da gestão educacional no Brasil, destacando as tensões entre teoria e prática. Márcia Barbosa Soczek enfatiza a importância da formação continuada como ferramenta de transformação e alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Dinamara Pereira Machado discute o currículo como espaço político e de construção da igualdade no direito à infância. Renata Aparecida Quani propõe estratégias colaborativas que valorizam a diversidade nos centros de Educação Infantil. Michelle Jordão Machado e Ana Paula Pina Pessoa destacam práticas pedagógicas que envolvem brincadeiras e interações sociais como formas de protagonismo infantil. Rita de Cássia Turmann Tuchinski reflete sobre a avaliação como instrumento de promoção da qualidade e da democracia na educação. Cristiane Regina Arns de Oliveira analisa a relação entre escola e família, defendendo um ambiente mais inclusivo e participativo.
O livro é, em sua maior parte, fruto do encontro das autoras em uma formação promovida pelo Grupo Prosa Nova para gestores escolares da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.
Os livros estão em pré-venda até a data de lançamento por R$ 62,00 (30% de desconto) na Loja Virtual do Grupo Prosa Nova (loja.prosanova.com.br). Presencialmente, no dia do lançamento, a venda será feita por R$ 71,00 (20% de desconto). Após o lançamento, os livros serão comercializados por R$ 89,90.
Sobre o Grupo Prosa Nova
O Grupo Prosa Nova conecta Educação, Cultura e Literatura ao potencial transformador das Tecnologias da Informação e Comunicação. Atua com criatividade, inovação e excelência em gestão, promovendo impacto social e consolidando sua presença como marca referência em soluções educacionais e culturais. Com sede em Curitiba (PR) — cidade reconhecida pela inovação urbana, sustentabilidade e economia criativa —, o grupo desenvolve projetos com abrangência nacional, conectando pessoas, instituições e territórios a partir de uma perspectiva criativa e transformadora.
Atuação editorial
O Grupo Prosa Nova produz livros didáticos, de ficção e não ficção, além de prestar serviços editoriais multiplataforma para autores, editoras e instituições públicas e privadas. A estrutura editorial do grupo está organizada em quatro editoras, cada uma com identidade própria, alinhada aos seus eixos estratégicos:
- Prosa Nova EduCultTech: produção de conteúdos com foco em livros didáticose tecnologias educacionais.
- Prosa Nova Editora: obras literárias que combinam profundidade cultural e prazer de leitura.
- Prosa Kids Editora: valores e aprendizado, acompanhando os leitores em suas primeiras experiências literárias.
- Prosa Viva Editora: temas contemporâneos abordados com empatia, ética e responsabilidade.
Para comprar os livros
https://www.loja.prosanova.com.br/
Serviço
Lançamento dos livros:
25 de maio de 2025, domingo.
Das 10h às 13h.
Local: café-escola do Senac, no Belvedere
Praça João Cândido, s/nº, Edifício Belvedere – São Francisco Curitiba – PR
Informações para imprensa:
contato@prosanova.com.br
(41) 9 9119 3835
Ficha técnica
Educação Infantil: Espaço do brincar e do aprender
Autor: Regina Shudo; Israel Boniek; Cleber Fabiano
Páginas: 124
ISBN: 978-65-98374-25-9
Editora: Grupo Prosa Nova | Prosa Nova Editora
Educação Infantil Transformadora
Autor: Regina Shudo e Israel Boniek
Páginas: 124
ISBN: 978-65-83259-00-4
Editora: Grupo Prosa Nova | Prosa Nova Editora
Fortalecer Laços: Escola e Família na Educação Infantil
Autora: Cristiane Regina Arns de Oliveira
Páginas: 112
ISBN: 978-65-983742-2-8
Editora: Grupo Prosa Nova | Prosa Nova EduCultTech
Gestão Democrática na Educação Infantil Brasileira
Autoras: Ana Paula Pina Pessoa; Andrea do Rocio Caldas; Cristiane Regina Arns de Oliveira; Dinamara Pereira Machado; Márcia Barbosa Soczek; Michelle Jordão Machado; Renata Aparecida Quani; Rita de Cássia Turmann Tuchinski
Organizadora: Giselle Christina Corrêa
Páginas: 132
ISBN: 978-85-93927-08-9
Editora: Grupo Prosa Nova | Prosa Nova EduCultTech
Sobre os autores
Ana Paula Pina Pessoa
Natural de Salvador (BA), é mestre em Educação pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa EAPS-FE/UnB. Graduada em Pedagogia pela UnB e em Administração pela UNIP, possui especializações em Psicopedagogia, Gestão, Metodologias Ativas e TDICs na Educação. Integrante dos grupos de pesquisa GPS e GIPI, tem mais de 12 anos de experiência na educação, atuando como professora e coordenadora pedagógica. Trabalhou com dificuldades de aprendizagem e TEA. Atualmente, é coordenadora pedagógica no Colégio Marista João Paulo II-DF, além de palestrante e formadora em educação infantil.
Andréa Caldas
Professora na Universidade Federal do Paraná. Graduada em Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação pela UFPR. Atua como pesquisadora na área de políticas educacionais e movimentos sociais. Foi diretora do Setor de Educação da UFPR e presidente do Fórum de Diretores das Faculdades de Educação das Universidades Públicas. Atuou como conselheira no Conselho Municipal de Educação de Curitiba. Foi coordenadora do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública e do Fórum Estadual de Educação do Paraná. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.
Cleber Fabiano
Doutor e mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Graduado em Letras. Diretor e editor da FATUM Educação e Editora. Professor nos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Letras e Pedagogia. Ministra cursos, palestras e consultorias em várias cidades do Brasil. Escritor com obra selecionada para o acervo FNLIJ (2014) e Sociedade Irmãos Grimm (2019). Presidente da Academia Brasileira de Contadores de Histórias – ABCH. Ganhador dos prêmios BAOBÁ (2022) e Cátedra Unesco de Leitura (2023). Palestrante em congressos internacionais em diversos países.
Cristiane Regina Arns de Oliveira
Com mais de três décadas dedicadas à educação transformadora, é doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Fribourg, Suíça (com pesquisa validada pela USP). Mestre em Educação pela PUCPR, graduada em Pedagogia e especializada em Psicopedagogia. Coordena o Programa Ciranda de Pais desde 2011. Na PUCPR, liderou o Observatório de Educação para a Solidariedade. Atualmente atua na Rede Marista Brasil. É autora de publicações científicas e ministra palestras e cursos sobre educação familiar.
Dinamara Pereira Machado
Pós-doutora em Educação pela Universidade Nacional de Educación a Distancia (UNED), doutora em Educação pela PUC-SP e mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduada em Letras, Pedagogia, Geografia e História, com especialização em Qualidade e Educação. Diretora e professora na Escola Superior de Educação, coordena a EJA e cursos técnicos no Uninter. Líder de grupos de pesquisa, participa de projetos presenciais, a distância e híbridos. Publicou livros, artigos e textos de opinião. É diretora de EAD do Sinepe-PR, do Instituto Música e Arte (IMA), e editora-chefe do Caderno Intersaberes e da Editora Escolha Certa.
Giselle Christina Corrêa
Professora de toda a vida, doutora e mestre em Políticas da Educação. Atualmente, faz pós-doutorado em divulgação científica e é pesquisadora do NAPI Paraná Faz Ciência/Fundação Araucária/UFPR. Atuou da Educação Infantil à EJA, Ensino Superior e Pós-Graduação, além de assessorar grandes sistemas de ensino. Hoje se dedica à escrita, edição de materiais didáticos e formação de professores. Mãe, amante de plantas e gatos, valoriza a interdisciplinaridade e a cultura brasileira em suas produções.
Israel Boniek
Doutor em Educação, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem. Sócio-fundador do Instituto Infâncias — Consultoria em Educação. Graduado em Filosofia pela UFSC, com pós-graduação em Psicanálise e em Neuroeducação (com atualização em Neuropsicologia da Memória pelo Instituto Albert Einstein). Mestre em Teologia, é certificado pelo EDX Training Educational Experience Program Reggio Emilia Approach (Itália). Foi secretário de Educação, Cultura e Esportes em Capinzal (SC) e é consultor em Gestão Escolar. Possui 17 livros publicados.
Márcia Barbosa Soczek
Doutora e mestre em Educação pela UFPR, pedagoga pela mesma instituição e especialista em Educação Pré-Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico. Atuou como professora de Pedagogia no Uninter, pedagoga da rede municipal de Curitiba e professora no Instituto de Educação do Paraná e SESI-PR. Participou da Secretaria de Educação de Curitiba e de programas do MEC e UFPR. Publicou artigos sobre políticas educacionais e Educação Infantil. Atualmente, cursa Artes Visuais na EMBAP, participa de projetos de extensão e ministra oficinas sobre Educação Infantil e literatura.
Michelle Jordão Machado
Mestre e doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília, pós-doutoranda em Educação na PUCPR. Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação a Distância, é graduada em Pedagogia, Letras e Direito. Atuou como gerente de Formação e Inovação do Marista Brasil, assessora de missão e educação da União Marista do Brasil, coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação no IESB e UCB, e diretora dos cursos virtuais da UCB. Professora da Secretaria de Educação do DF, com mais de 27 anos de atuação na educação básica e superior.
Regina Shudo
Pedagoga e especialista em Educação com ênfase na Educação Infantil. Com 38 anos de atuação educacional, foi professora, coordenadora e diretora em diferentes níveis de ensino. Hoje dedica-se à formação de professores, com cursos e palestras especialmente para educadores da rede pública. Diretora da Amaná Educacional e Instituto Infâncias. Curadora de programas de pós-graduação na Faculdade Unina e autora de livros infantis e materiais pedagógicos. Idealizadora do programa Saberes da Educação Infantil (Editora Infâncias, 2023) e coautora de coleções como “Cores do Mundo”, “Brincar e Pensar” e “Criar e Aprender”.
Renata Aparecida Quani
Pedagoga com especializações em Psicopedagogia, Gestão Escolar, Educação Especial e Educação Infantil. Com 27 anos na Educação Pública, foi professora dos Anos Iniciais e da Escola Especial. Atuou como coordenadora de Educação Especial e pedagoga em escolas e no NRE de Wenceslau Braz. Coordenou o curso de Pedagogia na Facibra e lecionou na FATI. Atualmente, é pedagoga na SEED-PR, além de palestrante e formadora.
Baixe aqui os materiais de divulgação
Educação Infantil: espaço do brincar e do aprender
Educação Infantil Transformadora: abordagens, prática e inovação
Gestão Democrática na Educação Infantil Brasileira
Fortalecer Laços: escola e família na Educação Infantil