CONSCIÊNCIA: uma jornada pela Educação Digital

Salve o Código da Coleção para usar no sistema do PNLD:

0163P260101201813 (CLIQUE AQUI PARA COPIAR)

🗓 O Guia Digital estará disponível a partir de 11 de agosto de 2025 em:
https://pnld.nees.ufal.br

👉 O período de registro da escolha será de 25 de agosto a 5 de setembro de 2025, no PNLD Digital.

Sobre a editora
A Prosa Nova EduCultTech, do Grupo Prosa Nova, tem mais de dez anos de experiência em produção editorial voltada à educação e tecnologia, com foco nos desafios do século XXI.

PNLD 2026 Ensino Médio

Área: Educação Digital | Categoria 1

Volume Único

Autoria
Wanderley Marcílio Veronez e Ana Caroline Pscheidt

 

O livro ConsciêncIA: uma jornada pela educação digital é uma escolha estratégica para professores do ensino médio que desejam abordar, de forma crítica e atual, os principais temas da cultura digital. A obra trata de redes sociais, algoritmos, privacidade de dados, segurança digital e desinformação, sempre com foco na responsabilidade dos estudantes online.

Além da reflexão, o material propõe atividades práticas que desenvolvem o pensamento computacional. Os alunos aprendem programação em blocos, têm contato com a linguagem Python e exploram noções de inteligência artificial. A proposta é que deixem o papel de consumidores passivos e assumam um papel criador no mundo digital.

Com linguagem acessível, estrutura didática clara e abordagem transdisciplinar alinhada à BNCC, o livro é um recurso eficaz para trabalhar a nova área de Educação Digital com projetos significativos e metodologias ativas.

 

BAIXE O PDF DO LIVRO

Clique na imagem para baixar o PDF
Salve o Código da Coleção para usar no sistema do PNLD:

0163P260101201813 (CLIQUE AQUI PARA COPIAR)

🗓 O Guia Digital estará disponível a partir de 11 de agosto de 2025 em:
https://pnld.nees.ufal.br

👉 O período de registro da escolha será de 25 de agosto a 5 de setembro de 2025, no PNLD Digital.

O QUE COMPÕE A OBRA

  • Livro Impresso do Estudante

  • Manual do Professor Impresso (com orientações pedagógicas)

  • Livro digital em HTML enriquecido de Objetos Educacionais Digitais:

    • Infográficos clicáveis

    • Podcasts

    • Carrosséis de imagens

    • Mapas clicáveis

    • Vídeos

      Os Objetos Educacionais Digitais (OEDs) estão sinalizados por ícones ao longo do conteúdo, facilitando sua identificação e tornando a experiência pedagógica mais acessível, integrada e dinâmica. Eles contribuem para ampliar, aprofundar e diversificar os temas tratados nos textos e nas atividades da obra.

Baixe o livro cliicando na imagem

3 MOTIVOS PARA ESCOLHER NOSSO MATERIAL

1. Feito por quem vive a escola pública

O ConsciêncIA foi criado por professores com vivência em escolas públicas. Por isso, o material leva em conta a diversidade de realidades, inclusive onde não há laboratório de informática. As atividades desplugadas garantem que todos possam trabalhar os conteúdos, mesmo com poucos recursos.

2. Conectado à BNCC e ao Novo Ensino Médio

O livro atende às exigências da BNCC e do PNLD 2026, com conteúdos que tratam de educação digital de forma prática e crítica. Traz temas como ética na internet, algoritmos, redes sociais, inteligência artificial e programação, preparando os alunos para a vida digital e para o mercado de trabalho.

3. Flexível para qualquer carga horária

O material é pensado para se adaptar à carga horária disponível. Pode ser usado em projetos mais longos ou em atividades pontuais, sem perda de profundidade. Atende tanto professores com muitas aulas quanto aqueles que têm pouco tempo para trabalhar o componente curricular.

Salve o Código da Coleção para usar no sistema do PNLD:

0163P260101201813 (CLIQUE AQUI PARA COPIAR)

MENU | CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA NAVEGAR

Salve o Código da Coleção para usar no sistema do PNLD:

0163P260101201813 (CLIQUE AQUI PARA COPIAR)

MÓDULO 1​
História da internet e os fundamentos da programação.

1. COMO TUDO COMEÇOU: A NECESSIDADE HUMANA DE SE COMUNICAR
2. CONTATO DE ZERO A UM
3. QUEM ESTÁ POR TRÁS DA INTERNET?

4. QUEM SOU EU NO MUNDO DIGITAL
5. AS PESSOAS EVOLUEM E A INTERNET TAMBÉM
6. A INTERNET ESTÁ NAS COISAS

7. A GRAMÁTICA DA PROGRAMAÇÃO
8. A INTERNET ANTIGAMENTE: HTML E CSS
9. A INTERNET DE HOJE

10. CONHECENDO O SCRATCH E A PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS
11. CONHECENDO OS BLOCOS DO SCRATCH
12. ELABORANDO SEU PROJETO DE SEGURANÇA DIGITAL NO SCRATCH

MÓDULO 2​
Pensamento computacional,
redes e tecnologias emergentes.

13. ESTRATÉGIAS PARA IDENTIFICAR PROBLEMAS
14. FERRAMENTAS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS
15. AUTOMATIZAR E ESCALAR A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 

16. FUNCIONAMENTO DAS REDES SOCIAIS
17. EMPREENDEDORISMO NAS REDES
18. O LADO B DAS REDES SOCIAIS

19. MUNDO CONECTADO COM IOT
20. TECNOLOGIAS EMERGENTES
21. DESAFIOS NA ERA DA ROBÓTICA

22. PRESENÇA DIGITAL: CAPTURANDO ATENÇÃO E IMPULSIONANDO COMPRAS
23. FERRAMENTAS PARA CONSTRUIR UMA LANDING PAGE
24. ESTILIZANDO O PROJETO: PRESENÇA DIGITAL

MÓDULO 3
Inteligência Artificial, Big Data e Projeto de Programação.

25. BIG DATA
26. ACEITA COOKIES?
27. CULTURA DE DADOS E OUTROS CONTEXTOS

28. ALGORITMOS QUE APRENDEM COM DADOS
29. IA: QUAIS SÃO OS LIMITES?
30. SER HUMANO E MÁQUINA: AS NOVAS RELAÇÕES COM A TECNOLOGIA

31. FUNCIONAMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS
32. FERRAMENTAS DE IA GENERATIVA E APLICAÇÕES NA TECNOLOGIA
33. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

34. PROJETO CHATBOT – PRIMEIROS PASSOS COM PYTHON
35. AVANÇANDO NA PROGRAMAÇÃO PYTHON
36. CONSTRUINDO UM CHATBOT INTEGRADO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Salve o Código da Coleção para usar no sistema do PNLD:

0163P260101201813 (CLIQUE AQUI PARA COPIAR)

PRINCIPAIS SESSÕES

O livro ConsciêncIA: uma jornada pela Educação Digital foi pensado para facilitar a sua prática em sala de aula.

Cada capítulo oferece um caminho estruturado: leitura inicial, perguntas para estimular o pensamento crítico, conteúdos atualizados sobre o mundo digital, atividades práticas e uma síntese final.

O professor recebe um planejamento consistente, pronto para ser aplicado, com propostas de projetos, uso de design thinking e orientações para desenvolver apresentações no formato pitch.

Uma ferramenta completa para quem quer inovar nas aulas e trabalhar as competências digitais com profundidade.

UPDATE
Essa é a introdução de cada unidade. Apresentaremos o estudante ao tema por meio de notícias, textos ou imagens que ajudam a contextualizar o conteúdo e estimular sua curiosidade.

PLUGIN​
Aqui o estudante é convidado a refletir e fazer conexões com o que está sendo abordado. A ideia é desenvolver uma análise crítica sobre como a tecnologia impacta nosso dia a dia e levantar hipóteses.

ROLANDO O FEED​
O conteúdo será aprofundado. Nosso estudante é incentivado a pesquisar, refletir e ampliar seu conhecimento sobre o tema do capítulo, enriquecendo seu repertório cultural e digital.

SCANNER DE PROGRESSO​
Ao final de cada unidade, o estudante é convidado a refletir sobre o que aprendeu e a avaliar seu progresso. Essa é uma ótima oportunidade para consolidar o conhecimento e amadurecer conceitos.

Salve o Código da Coleção para usar no sistema do PNLD:

0163P260101201813 (CLIQUE AQUI PARA COPIAR)

OS AUTORES

Professores com experiência em sala de aula no ensino público

Wanderley Marcílio Veronez
Wanderley Marcílio Veronez

Licenciado em Física e Pedagogia, mestre em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e autor de materiais didáticos. Com mais de 10 anos de experiência em sala de aula no ensino médio, atua na formação de professores e no desenvolvimento de propostas pedagógicas que integram tecnologia e experimentação. Especialista em robótica educacional com kits Lego e Arduino, é autor de materiais didáticos e produziu o volume Automatização de Experimentos de Física Moderna com o Kit Lego NXT Mindstorms pela UEPG. Também orientou equipes premiadas em torneios de robótica educacional.

Ana Caroline Pscheidt
Ana Caroline Pscheidt

Licenciada em Física e Pedagogia, mestre em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Com sólida experiência em sala de aula, atua na produção de materiais didáticos voltados à Robótica Educacional, Cultura Maker e Educação Digital. Foi orientadora de projetos premiados na FEBRACE, como o “EcoBrick” e o “Wood Hero”, que exploram soluções sustentáveis com foco em inovação e tecnologia. É coautora do volume Estudando Astronomia, Aprendendo Física, publicado pela UEPG, e contribui para iniciativas de formação docente que integram práticas pedagógicas com recursos tecnológicos.

Salve o Código da Coleção para usar no sistema do PNLD:

0163P260101201813 (CLIQUE AQUI PARA COPIAR)