
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para o Ensino Médio é uma iniciativa crucial do Ministério da Educação (MEC) que visa fornecer materiais didáticos de qualidade para estudantes e professores do ensino básico. Reconhecido internacionalmente por sua abrangência, o PNLD tem a dupla responsabilidade de assegurar a qualidade e o conteúdo mínimo dos materiais, ao mesmo tempo em que oferece diversidade e pluralidade de obras para que as escolas possam escolher o que melhor se adapta aos seus projetos pedagógicos.
Ouça aqui o resumo do webnário realizado pelo MEC.
O que é o PNLD Ensino Médio no Contexto do PNLD 2026
No contexto do PNLD 2026: Novas Coleções para o Ensino Médio, este programa se apresenta com importantes inovações e uma reorientação significativa, resultado de um processo democrático e dialógico da política nacional do Ensino Médio.
Ferramenta Essencial para o Ensino Médio: O material didático é considerado uma ferramenta essencial para professores e alunos, funcionando como um guia para a prática pedagógica e o aprendizado. Ele é fundamental para viabilizar o direito à aprendizagem na etapa final da educação básica obrigatória. O livro didático, de fato, é o principal recurso pedagógico utilizado pelos professores. O programa apoia diretamente a prática docente , visando subsidiar a prática e promover a integração e interdisciplinaridade.
Reconhecimento Internacional e Abrangência: O PNLD é reconhecido internacionalmente por sua vasta escala. É um dos maiores programas de avaliação e distribuição de material didático no mundo, além de ser um dos maiores programas de distribuição por meio dos Correios no Brasil e no mundo. Essa abrangência e eficiência na entrega já renderam prêmios internacionais.
Avaliação Rigorosa e Qualificada: A avaliação dos materiais é um processo “muito rígido, muito sério” e com “alto grau de exigência”. Ela é conduzida por uma equipe grande e altamente qualificada de professores. Para o edital PNLD 2026, mais de 800 professores trabalharam na avaliação pedagógica de 122 coleções submetidas. Dessas, 90 coleções eram da categoria 1 (obras didáticas) e 32 da categoria 2 (projetos integradores). Após as etapas de avaliação e recurso, 64 obras da categoria 1 e 17 da categoria 2 foram aprovadas.
Os professores avaliadores são selecionados por meio de uma plataforma de inscrição aberta a docentes das redes pública ou privada. As equipes são robustas, incluindo comissão técnica, coordenador pedagógico, assessor pedagógico, coordenador adjunto e avaliador. Para garantir a lisura do processo, todas as obras são avaliadas por dois avaliadores diferentes que não se conhecem.
Todos os professores avaliadores recebem formações que explicam o que é o PNLD. Além disso, as equipes de avaliação para o Ensino Médio receberam formações em letramento racial e cultura digital, garantindo que compreendam a aplicabilidade da legislação dentro das coleções a serem avaliadas.
Responsabilidades do MEC e FNDE na Garantia de Qualidade e Conteúdo Mínimo: O MEC é responsável por garantir as diretrizes comuns de qualidade e conteúdo mínimo dos materiais por meio do edital. O PNLD é uma parceria entre o MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), descrita como uma “guarda compartilhada”. Enquanto o MEC (e sua Secretaria de Educação Básica – SEB) lidera a concepção do edital e a avaliação pedagógica, o FNDE realiza análises complementares, como a “análise de atributos físicos das obras” e “questões de acessibilidade”. Essa parceria visa assegurar que os materiais que chegam às escolas em 2026 sejam convergentes com os novos normativos e a Lei 14.945.
Inovações Importantes no Edital PNLD Ensino Médio 2026
O edital que rege o PNLD 2026, traz novidades importantes para responder aos desafios e demandas do Ensino Médio.
- Nova coleção para os Itinerários Formativos de Aprofundamento: Pensada para dar coerência à oferta nacional dos itinerários, focando na interdisciplinaridade dentro da área do conhecimento e no aprofundamento das aprendizagens da formação geral básica, evitando a diversificação descontrolada do currículo. Inclui, de forma transversal, questões relacionadas ao mundo do trabalho, atendendo ao desejo dos jovens por essa formação.
- Volume dedicado à Produção de Texto/Redação: Reconhece a importância de formar sujeitos escritores e leitores, e o peso da redação no ENEM para a inclusão educacional de estudantes de escolas públicas.
- Coleções organizadas por área do conhecimento: Com componentes curriculares que buscam a coesão e coerência entre eles. As coleções incluem:
- Linguagens e suas Tecnologias: Abrange Língua Portuguesa (três volumes), Redação e Arte (volume único), e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). As obras terão versões em PDF interativo para estudante e professor.
- Educação Física: Uma nova coleção em volume único, buscando consolidar o ensino sobre práticas culturais de exercícios físicos e bem-estar para juventudes hiperconectadas.
- Educação Digital: Uma nova coleção em volume único, visando subsidiar o trabalho com a temática presente na BNCC e seu complemento de Computação.
- Matemática e suas Tecnologias: Três volumes.
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Abordando Filosofia, Sociologia, História e Geografia, em volume único.
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Abordando Biologia, Física e Química, em volume único.
- Obras da Categoria 2 (Projetos Integradores por Área do Conhecimento e Interface com o Mundo do Trabalho): Apresentam volumes únicos por área do conhecimento, com propostas de projetos integradores baseados em temas contemporâneos transversais (como meio ambiente, saúde, respeito à diversidade, questões climáticas) e sua conexão com o mundo do trabalho. Esses materiais podem ser utilizados tanto para complementar a Formação Geral Básica (FGB) quanto para subsidiar o aprofundamento nos itinerários formativos.
O Processo de Escolha: Protagonismo Docente
A escolha dos materiais didáticos ocorrerá no segundo semestre, em agosto, e é crucial que professores, diretores e secretarias de educação estejam engajados. A seleção será feita por coleção, e não por componentes isolados, o que é um desafio antigo que o MEC busca superar fomentando a colaboração entre os docentes. O Guia do PNLD, com resenhas e resumos das obras aprovadas, estará disponível online para auxiliar os professores na análise.
O MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estão comprometidos em oferecer apoio e orientação para a fase de escolha, com a previsão de novos webinários e materiais de apoio para qualificar a decisão dos professores. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail pnld@mec.gov.br. A intenção é que a escolha seja feita de forma consciente, garantindo que os materiais cheguem às escolas e sejam efetivamente utilizados pelos professores e estudantes, alinhados ao projeto político-pedagógico da escola e às necessidades do território.
Este edital reflete um esforço contínuo para aprimorar a educação brasileira, especialmente no Ensino Médio, buscando materiais que sejam mais diversos, inclusivos e atraentes para os jovens, ao mesmo tempo em que mantêm um alto padrão de qualidade pedagógica
ConsciêncIA: a Prosa Nova e a Educação Digital
Uma das novidades mais aguardadas é a inclusão da Educação Digital como componente com material próprio. Entre as obras aprovadas está ConsciêncIA – uma jornada pela educação digital, da Prosa Nova. Essa coleção propõe uma abordagem interdisciplinar, crítica e acessível sobre temas como redes sociais, inteligência artificial, algoritmos e cidadania digital, e conta com versões em livro impresso, digital, vídeos, podcasts e infográficos.
Professores interessados em conhecer essa obra podem acessar a página do projeto.
O código é o 0163P260101201813 .

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