A Inteligência Artificial há alguns anos era tema abordado em filmes de ficção científica, e atualmente está presente em nossa realidade. É muito usado para vídeos e principalmente em trabalhos com textos. Em sala de aula, isso tem sido uma preocupação dos professores no sentido de preparar os estudantes para um uso consciente desta teconologia. Mas você sabia que existem ferramentas que identificam o uso de Inteligência artificial na escrita de textos?
Os detectores usam linguagens parecidas com as ferramentas de escrita de IA. O modelo de linguagem analisa a entrada e questiona se o conteúdo aparenta ser com algo que ele possa ter feito, caso a resposta for sim, o modelo supõe que o texto pode ter sido criado por IA.
As principais ferramentas são:
ZeroGPT
É uma ferramenta especializada em produtos do Open AI, laboratório que criou o ChatGPT. Na versão gratuita, permite verificar textos com até 15.000 caracteres. Ele destaca partes que têm mais possibilidades de serem feitas por IA.
Na versão paga, você pode adquirir uma API de detector de IA que é tecnologia de ponta que utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para detectar e analisar vários tipos de dados. Além disso, tem opção de usar as ferramentas do site via Whatsapp ou Telegram.
Copyleaks
Essa ferramenta se destaca por detectar o uso de IA e plágios em códigos-fonte. Além do site, ela pode ser usada através de uma extensão que instala no seu navegador, o qual facilita a identificação do uso de IA em ferramentas online de edição e em textos da internet. A versão gratuita tem um limite diário de palavras e não funciona para textos em português, mas a versão paga comporta mais de 30 idiomas.
OriginalityAI
O diferencial dessa ferramenta, é as três opções de pacotes, com diferentes níveis de precisão e para diferentes públicos. O pacote com nível mais baixo é recomendado para escritores, enquanto o mais alto é para empresas.
A versão gratuita aceita trechos curtos de textos e aponta apenas uma porcentagem da probabilidade de terem sido feitas por IA. A versão paga faz a análise de sites completos e possui a ferramenta de Fact checking, que ajuda a livrar os textos de informações incorretas, independentes se foram escritas por humanos ou IA.
Hive AI
Além de textos, a ferramenta Hive analisa vídeos e áudios para verificar a possibilidade de terem sido gerados por alguma ferramenta de inteligência artificial. E o interessante é que também indica as possíveis ferramentas utilizadas para criar o conteúdo.
Undetectable.AI
Avalie a autoria de um texto através do site Undetectable.AI para determinar se foi gerado por uma inteligência artificial (IA). A plataforma examina trechos compartilhados pelos usuários, distinguindo entre redações humanas e aquelas que parecem ter origem em chatbots. No caso desta última categoria, o site identifica possíveis fontes com base em padrões associados a robôs conhecidos, como o ChatGPT.
O objetivo principal da plataforma é auxiliar os usuários a aprimorarem a autenticidade de suas composições, mesmo que tenham utilizado IA generativa em parte do conteúdo. Além disso, a ferramenta também é útil para verificar a autenticidade da autoria de um texto.
O uso da plataforma é gratuito, dispensando a necessidade de login. Contudo, há a opção premium, que oferece recursos para gerar versões mais “humanizadas” de textos sintéticos, a partir de US$ 9,99 por mês (aproximadamente R$ 50). Abaixo, apresentamos um guia simplificado de como utilizar o Undetectable.AI para determinar se um texto foi produzido por inteligência artificial.
AI Text Classifier
Criado pela Open AI, tem a capacidade de analisar se um texto foi gerado por chatbots utilizando inteligência artificial. A ferramenta, mesmo em seu estágio experimental já consegue identificar a origem de textos, contribuindo para a transparência e autenticidade na comunicação online.
Os testes em andamento visam aprimorar a precisão e a versatilidade do AI Text Classifier, preparando-o para enfrentar uma variedade de desafios linguísticos. A decisão da OpenAI de disponibilizar gratuitamente o acesso à ferramenta durante a fase de testes demonstra o comprometimento da empresa em envolver a comunidade e coletar insights valiosos para aprimorar ainda mais essa tecnologia emergente.
Dicas importantes
É possível que, em breve, novas ferramentas surjam e aumentem a possibilidade e a precisão de para detectar fraudes e plágos usando as inteligências artificiais de produção textual.
Além das ferramentas, existem algumas dicas práticas para identificar quando um texto pode ter sido feito por uma IA ao ler ou corrigir um trabalho. São elas:
- Frases mais curtas;
- Repetições;
- Linguagem muito formal;
- Forma diferente de escrever do que o normal;
- Frases que mostram incerteza, ex: “Algumas pessoas podem argumentar que…”;
- No caso de redação acadêmica é necessário mencionar as fontes de informações. As ferramentas de IA cometem erros de citar fontes que não existem.
A inteligência artificial vem se desenvolvendo e sendo utilizada cada vez mais em ambientes de trabalho, educação e na vida cotidiana, ajudando no desenvolvimento de conteúdos. Mas, também observamos que existem cada vez mais ferramentas para detectar essas criações e diferenciar o que foi feito por pessoas ou apenas por IA. Essas ferramentas de detecção são importantes para combater conteúdos criados exclusivamente pela inteligência artificial, que podem prejudicar a credibilidade dos textos.