

O livro Gestão Democrática na Educação Infantil Brasileira, organizado por Giselle Corrêa, traz à tona reflexões e questionamentos sobre a participação coletiva e democratização de espaços comuns de educação. Voltado para os profissionais da Educação Infantil, o livro contém artigos de nove diferentes especialistas. Cada capítulo aborda um tema importante para a Educação Infantil, abordando desde políticas públicas até a relação entre escola e família. O livro está a venda na loja da Prosa Nova (https://www.loja.prosanova.com.br/).
Andréa Caldas analisa o histórico da gestão educacional do país, além de destacar o contraste entre a teoria e a prática do tema. Márcia Barbosa Soczek, discute a importância dos profissionais da área da Educação Infantil com formação contínua. Assim, ressaltando-a como uma ferramenta para a transformação das práticas e alinhamento com diretrizes nacionais. Dinamara Pereira Machado reflete sobre como o currículo é representado como um espaço na construção política e social, reforçando a igualdade pelo direito das crianças. Renata Aparecida Quando propõe estratégias colaborativas que respeitem as diferenças culturais e pedagógicas nos centros de Educação Infantil, em relação à heterogeneidade. Essa visão é complementada por Michelle Jordão Machado e Ana Paula Pina Pessoa, que trazem práticas didáticas durante brincadeiras e interações sociais entre as crianças, conectando o aprendizado às experiências sociais, promovendo o protagonismo infantil.
A avaliação, um elemento muito discutido quando se relaciona com a democracia, é analisada por Rita de Cássia Turmann Tuchinski, que reflete como as avaliações podem atuar a favor da qualidade do ensino para as crianças. Por fim, Cristiane Regina Arns de Oliveira aborda a relação entre escola e família, apontando a importância de um ambiente educativo mais inclusivo e participativo nas instituições de ensino.
Gestão Democrática na Educação Infantil Brasileira traz reflexões que são pouco discutidas em ambientes escolares, tanto para educadores e gestores quanto para que as famílias busquem repensar a Educação Infantil. A obra reforça o papel das crianças como parte principal do processo educativo e promove um olhar crítico sobre as práticas escolares tradicionais, destacando essa forma de ensino como o caminho para uma educação transformadora.
Sobre as Autoras
Giselle Christina Corrêa é professora de toda a vida e possui doutorado e mestrado em Políticas da Educação. Atualmente, faz pós-doutorado em divulgação científica e é pesquisadora do NAPI Paraná Faz Ciência/Fundação Araucária/UFPR. Atuou da Educação Infantil à EJA, Ensino Superior e Pós-Graduação, além de ter sido assessora e consultora educacional de grandes sistemas de ensino. Hoje, dedica-se à escrita, edição de materiais didáticos e formação de professores. Mãe e amante de plantas e gatos, valoriza a interdisciplinaridade e a cultura brasileira em suas produções.
Andréa Caldas é professora na Universidade Federal do Paraná. Graduada em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação na UFPR. Atua como pesquisadora na área de políticas educacionais e movimentos sociais. Foi diretora do Setor de Educação da UFPR e presidente do Fórum de Diretores das Faculdades de Educação das Universidades Públicas. Atuou como Conselheira no Conselho Municipal de Educação de Curitiba. Foi coordenadora do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública e do Fórum Estadual de Educação do Paraná. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós Graduação em Educação na UFRGS.
Márcia Barbosa Soczek é doutora e mestre em Educação pela UFPR, pedagoga pela UFPR e especialista em Educação Pré-Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico. Atuou como professora de Pedagogia no Uninter, pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e professora no Instituto de Educação do Paraná e no SESI-PR. Foi parte da Secretaria de Educação de Curitiba e professora pesquisadora em programas do MEC e UFPR. Publicou artigos sobre políticas educacionais e Educação Infantil. Atualmente, estuda Artes Visuais na EMBAP e participa de projetos de extensão. Ministra oficinas sobre Educação Infantil e literatura.
Dinamara Pereira Machado é pós-doutora em Educação pela Universidade Nacional de Educación a Distancia (UNED), doutora em Educação pela PUCSP e mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Possui graduação em Letras, Pedagogia, Geografia e História, além de especialização em Qualidade e Educação. Atua como diretora e professora na Escola Superior de Educação e é coordenadora pedagógica da EJA e dos cursos técnicos no Centro Universitário Internacional Uninter. Com vasta experiência como gestora na educação superior e básica, desenvolve projetos em modalidades presenciais e a distância. É líder do Grupo de Pesquisa: EAD, presencial e híbrido; participa de grupos de pesquisa na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Nos últimos anos, dedicou-se à gestão de educação a distância, considerando a cultura local, formação de professores e estudos de currículo. Publicou livros, artigos acadêmicos e textos de opinião. É diretora administrativa e financeira do Instituto Música e Arte (IMA), editora-chefe do Caderno Intersaberes e da Editora Escolha Certa, além de diretora de EAD do Sinepe Paraná.
Renata Aparecida Quani é pedagoga, com especialização em Psicopedagogia, Gestão Escolar, Educação Especial e Educação Infantil, e possui 27 anos de atuação na
Educação Pública. De 1997 a 2008, foi professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Escola Especial. De 2008 a 2011, atuou como Coordenadora da Educação Especial e pedagoga da Escola Especial, além de lecionar Filosofia e Sociologia. De 2011 a 2019, foi Coordenadora de Educação Especial e Pedagoga no NRE de Wenceslau Braz. Coordenou o curso de Pedagogia na Facibra e lecionou na FATI. Atualmente, é palestrante, formadora e pedagoga na SEED-PR.
Michelle Jordão Machado é mestre e doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília e pós-doutoranda em Educação na PUCPR. Possui pós-graduação em Psicopedagogia e Educação a Distância e é graduada em Pedagogia, Letras e Direito. Atuou como gerente de Formação e Inovação do Marista Brasil, assessora da área de missão/educação da União Marista do Brasil, coordenadora de cursos de Graduação e Pós-
Graduação no IESB e UCB e diretora de graduação dos cursos virtuais da UCB. É professora da Secretaria de Educação do DF, com mais de 27 anos na educação básica e superior.
Ana Paula Pina Pessoa de Salvador-BA, é mestre em Educação pela Universidade de Brasília, linha de pesquisa EAPS-FE/UnB. Graduada em Pedagogia pela UnB e em Administração pela UNIP, possui especializações em Psicopedagogia, Gestão e Metodologias Ativas e TDICs na Educação. Integrante dos grupos de pesquisa GPS e GIPI, tem mais de 12 anos de experiência na educação, atuando como professora e coordenadora pedagógica. Trabalhou com dificuldades de aprendizagem e TEA. Atualmente, é coordenadora pedagógica no Colégio Marista João Paulo II-DF, além de palestrante e formadora em educação infantil.
Rita de Cássia Turmann Tuchinski é mestre em Educação e Novas Tecnologias. Possui especialização em Gestão e Liderança Educacional, Formação Docente para a EaD e graduada em Licenciatura em Pedagogia. Tem vasta experiência na área de Educação, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Atualmente é professora no Centro Universitário Internacional Uninter. Seu trabalho abrange temas como formação docente, avaliação da aprendizagem, tecnologia educacional e educação a distância. Também é autora de livros e artigos relacionados à avaliação no processo de ensino–aprendizagem.
Cristiane Regina Arns de Oliveira tem mais de três décadas dedicadas à educação transformadora, focada na inclusão social e solidariedade. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Fribourg, Suíça, com pesquisa validada pela USP, ela coletou dados de 120 famílias no Brasil. Mestre em Educação pela PUCPR, com graduação em Pedagogia e especialização em Psicopedagogia, coordena o Programa Ciranda de Pais desde 2011. Na PUCPR, liderou o Observatório de Educação para a Solidariedade e atualmente atua na Rede Marista Brasil. Autora de publicações científicas, ministra palestras e cursos sobre educação familiar.
Sobre a editora
A Prosa Nova EduCultTech faz parte do Grupo Prosa Nova. A editora investe em Livros e projetos que inovam. A Prosa Nova EduCultTech trabalha com conhecimento e tecnologia com foco no didático, formação docente e ferramentas digitais. Qualidade e impacto social como metas na educação de todos os níveis, para mais inclusão e resultados. prosanova.com.br/editora/
Ficha Técnica:
- Nome do livro: Gestão Democrática na Educação Infantil Brasileira
- Autor: Ana Paula Pina Pessoa; Andrea do Rocio Caldas; Cristiane Regina Arns de Oliveira; Dinamara Pereira Machado; Márcia Barbosa Soczek; Michelle Jordão Machado; Renata Aparecida Quani; Rita de Cássia Turmann Tuchinski
- Organizadora: Giselle Christina Corrêa
- Gênero: Obra de Apoio Pedagógico
- Páginas: 132
- Formato: 135mm x 205mm
- Peso: 0,220 kg
- Acabamento: Fresado Pur
- Lançamento: 2024
- ISBN: 978-85-93927-08-9
- Editora: Grupo Prosa Nova | Prosa Nova EduCultTech
Equipe:
- Edição: Luiz Andrioli
- Assistência de edição: Maria Eduarda Pereira Paiz
- Revisão: Andressa Cristine Marçal da Silva
- Projeto gráfico, diagramação e capa: Andréia Carvalho Gavita