2024 nem bem começou e já promete algumas leituras bem interessantes. Pensando nisso, selecionamos 7 livros que devem chegar às livrarias ao longo do ano. Dentre as obras, estão narrativas premiadas, outras inéditas, algumas fora de catálogo e também textos publicados há muito tempo mas que nunca tinham recebido uma tradução no Brasil.
Imagens imóveis – Janet Malcolm
Janet Malcolm desafia convenções jornalísticas e biográficas em seus textos, expondo artifícios por trás de personas públicas e privadas. Seus ensaios constroem uma autobiografia única, entrelaçando história, memória e fotografia. O livro explora sua infância em Nova York, marcada por origens europeias, seu casamento, o mundo da New Yorker e um julgamento que a colocou sob os holofotes da imprensa americana. Uma joia da não ficção, a obra revela uma autobiografia singular e autêntica.
Sanatório sob o signo da clepsidra – Bruno Schulz
Em Sanatório, Schulz apresenta um relato fantasioso de episódios de sua infância que moldaram sua imaginação, levando-o a recriar o mundo de maneira mitológica. Em comparação com seu trabalho anterior, Lojas de Canela (publicado pela primeira vez em 1934), “Sanatório” é menos fiel à realidade, mas isso é intencional. Enquanto o primeiro livro de Schulz rememorava um verão de sua infância, o segundo parece consistir em reflexões poéticas sobre o processo criativo e as atividades de escrever e lembrar.
A casa de barcos – Jon Fosse
A casa de barcos, uma das novelas mais aclamadas de Jon Fosse, vencedor do Nobel de Literatura de 2023, é contada sob a perspectiva de um narrador sem nome que leva uma existência predominantemente solitária até que se depara inesperadamente com um amigo de infância perdido e sua esposa. Com uma narrativa parcialmente estruturada em um estilo de fluxo de consciência e uma atmosfera que lembra um envolvente romance policial, “Boathouse” desvenda gradualmente a trama de um triângulo amoroso que culmina em ciúmes, traição e, por fim, morte.
Leopoldina – Mary Del Priore
Neste livro, Mary Del Priore, uma das mais importantes historiadoras brasileiras, se debruça sobre a figura de D. Leopoldina, imperatriz do Brasil, em busca de um maior entendido e desmistificação. Dona de uma prosa cativante, a autora constrói a sua narrativa a partir de anos de pesquisa e de uma olhar inigualável sobre a história do país.
O Ciclista – Dalton Trevisan e Odilon Moraes
Dalton Trevisan, o Vampiro de Curitiba, é um dos maiores escritores dos séculos XX e XXI. Reconhecido pela sua prosa visceral, Trevisan sempre foi um retratista do cotidiano cujos narradores não se fazem de rogados ao explorar aquilo que nem sempre está às vistas de todos. Em O Ciclista, Dalton Trevisan se justa ao escritor e ilustrador Odilon Moraes para uma empreitada sem igual, um livro infantil.
Belos fracassados – Leonard Cohen
Obra mais experimental de Leonard Cohen, o cantor e poeta canadense, Belos fracassados, é um romance único, cheio de nuances e que mostra o domínio que o escritor possuía da prosa. Uma curiosidade: o livro foi escritor durante a temporada de Cohen na ilha de Hidra, na Grécia, período em que ele conheceu Marianne, que se tornaria sua musa e daria o enlace para a canção “So long, Marianne”.
SUS: Uma biografia – Clóvis Bulcão e Luiz Antonio Santini Rodrigues da Silva
SUS: Uma Biografia narra a história do Sistema Único de Saúde (SUS), o maior sistema público de saúde do mundo, desde sua criação em 1988 até os desafios enfrentados, incluindo a pandemia de Covid-19. Escrito por Luiz Antonio Santini e Clóvis Bulcão, o livro destaca as lutas, conquistas e obstáculos enfrentados pela sociedade brasileira na busca por atendimento de saúde gratuito para mais de 190 milhões de pessoas. Ao abordar questões como desinformação, sucateamento e corrupção, a obra destaca a importância contínua da defesa do SUS como um direito humano fundamental. O relato minucioso apresenta depoimentos exclusivos de médicos, ativistas e políticos, enfatizando a necessidade de preservar as conquistas alcançadas e continuar a luta por um sistema de saúde público e de qualidade no Brasil.