PNLD 2026 Ensino Médio Educação Digital

PNLD 2026 Ensino Médio Educação Digital Categoria 1
PNLD 2026 Educação Digital

O livro ConsciêncIA: uma jornada pela educação digital convida os estudantes a compreenderem, na prática, como a tecnologia impacta suas vidas. Mais do que redes sociais, o conteúdo aborda o funcionamento dos algoritmos, os cuidados com a privacidade e os riscos da desinformação. Os alunos são levados a refletir sobre sua responsabilidade ao postar e compartilhar, aprendendo a usar a internet com ética, segurança e consciência. 

A proposta vai além da reflexão: oferece projetos interativos que desenvolvem o pensamento computacional e apresentam, de forma acessível, a programação em blocos, a linguagem Python e as bases da inteligência artificial. Ao longo da jornada, o estudante deixa de ser apenas consumidor e passa a criar soluções no universo digital.

Com linguagem atual, temas conectados ao cotidiano e abordagem transdisciplinar, este livro é um recurso essencial para professores que desejam trabalhar Educação Digital de forma crítica, criativa e alinhada à BNCC.

Com mais de uma década de experiência editorial e didática, a Prosa Nova EduCultTech, do Grupo Prosa Nova, consolida sua atuação com ênfase em projetos que integram educação e tecnologia. Nossa trajetória é marcada pela produção de conteúdos inovadores, alinhados às diretrizes curriculares e às demandas do mundo digital.

CÓDIGO DA COLEÇÃO

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Autoria
Wanderley Marcílio Veronez e Ana Caroline Pscheidt

Volume Único

PNLD
2026 Ensino Médio
Área: Educação Digital | Categoria 1

 

A ESTRUTURA DA OBRA

Clique nos títulos alaranjados para saber mais

MÓDULO 1​
História da internet e os fundamentos da programação.

1. COMO TUDO COMEÇOU: A NECESSIDADE HUMANA DE SE COMUNICAR
2. CONTATO DE ZERO A UM
3. QUEM ESTÁ POR TRÁS DA INTERNET?

4. QUEM SOU EU NO MUNDO DIGITAL
5. AS PESSOAS EVOLUEM E A INTERNET TAMBÉM
6. A INTERNET ESTÁ NAS COISAS

7. A GRAMÁTICA DA PROGRAMAÇÃO
8. A INTERNET ANTIGAMENTE: HTML E CSS
9. A INTERNET DE HOJE

10. CONHECENDO O SCRATCH E A PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS
11. CONHECENDO OS BLOCOS DO SCRATCH
12. ELABORANDO SEU PROJETO DE SEGURANÇA DIGITAL NO SCRATCH

MÓDULO 2​
Pensamento computacional,
redes e tecnologias emergentes.

13. ESTRATÉGIAS PARA IDENTIFICAR PROBLEMAS
14. FERRAMENTAS PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS
15. AUTOMATIZAR E ESCALAR A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 

16. FUNCIONAMENTO DAS REDES SOCIAIS
17. EMPREENDEDORISMO NAS REDES
18. O LADO B DAS REDES SOCIAIS

19. MUNDO CONECTADO COM IOT
20. TECNOLOGIAS EMERGENTES
21. DESAFIOS NA ERA DA ROBÓTICA

22. PRESENÇA DIGITAL: CAPTURANDO ATENÇÃO E IMPULSIONANDO COMPRAS
23. FERRAMENTAS PARA CONSTRUIR UMA LANDING PAGE
24. ESTILIZANDO O PROJETO: PRESENÇA DIGITAL

MÓDULO 3
Inteligência Artificial, Big Data e Projeto de Programação.

25. BIG DATA
26. ACEITA COOKIES?
27. CULTURA DE DADOS E OUTROS CONTEXTOS

28. ALGORITMOS QUE APRENDEM COM DADOS
29. IA: QUAIS SÃO OS LIMITES?
30. SER HUMANO E MÁQUINA: AS NOVAS RELAÇÕES COM A TECNOLOGIA

31. FUNCIONAMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS
32. FERRAMENTAS DE IA GENERATIVA E APLICAÇÕES NA TECNOLOGIA
33. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

34. PROJETO CHATBOT – PRIMEIROS PASSOS COM PYTHON
35. AVANÇANDO NA PROGRAMAÇÃO PYTHON
36. CONSTRUINDO UM CHATBOT INTEGRADO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CÓDIGO DA COLEÇÃO

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O QUE COMPÕE A OBRA

  • Livro Impresso do Estudante

  • Manual do Professor Impresso (com orientações pedagógicas)

  • Livro digital em HTML enriquecido de Objetos Educacionais Digitais:

    • Infográficos clicáveis

    • Podcasts

    • Carrosséis de imagens

    • Mapas clicáveis

    • Vídeos

      Os Objetos Educacionais Digitais (OEDs) estão sinalizados por ícones ao longo do conteúdo, facilitando sua identificação e tornando a experiência pedagógica mais acessível, integrada e dinâmica. Eles contribuem para ampliar, aprofundar e diversificar os temas tratados nos textos e nas atividades da obra.

PRINCIPAIS SESSÕES

O livro ConsciêncIA: uma jornada pela Educação Digital foi pensado para facilitar a sua prática em sala de aula. Cada capítulo oferece um caminho estruturado: leitura inicial, perguntas para estimular o pensamento crítico, conteúdos atualizados sobre o mundo digital, atividades práticas e uma síntese final. O professor recebe um planejamento consistente, pronto para ser aplicado, com propostas de projetos, uso de design thinking e orientações para desenvolver apresentações no formato pitch. Uma ferramenta completa para quem quer inovar nas aulas e trabalhar as competências digitais com profundidade.

UPDATE

Essa é a introdução de cada unidade. Apresentaremos o estudante ao tema por meio de notícias, textos ou imagens que ajudam a contextualizar o conteúdo e estimular
sua curiosidade.

PLUGIN

Aqui o estudante é convidado a refletir e fazer conexões com o que está sendo abordado. A ideia é desenvolver uma análise crítica sobre como a tec-
nologia impacta nosso dia a dia e levantar hipóteses.

ROLANDO O FEED

O conteúdo será aprofundado. Nosso estudante é incentivado a pesquisar, refletir e ampliar seu conhecimento sobre o tema do capítulo, enriquecendo seu repertório cultural e digital.

SCANNER DE PROGRESSO

Ao final de cada unidade, o estudante é convidado a refletir sobre o que aprendeu e a avaliar seu progresso. Essa é uma ótima oportunidade para consolidar o conhecimento e amadurecer conceitos.

OS AUTORES

Wanderley Marcílio Veronez
Wanderley Marcílio Veronez

Licenciado em Física e Pedagogia, mestre em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e autor de materiais didáticos. Com mais de 10 anos de experiência em sala de aula no ensino médio, atua na formação de professores e no desenvolvimento de propostas pedagógicas que integram tecnologia e experimentação. Especialista em robótica educacional com kits Lego e Arduino, é autor de materiais didáticos e produziu o volume Automatização de Experimentos de Física Moderna com o Kit Lego NXT Mindstorms pela UEPG. Também orientou equipes premiadas em torneios de robótica educacional.

Ana Caroline Pscheidt
Ana Caroline Pscheidt

Licenciada em Física e Pedagogia, mestre em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Com sólida experiência em sala de aula, atua na produção de materiais didáticos voltados à Robótica Educacional, Cultura Maker e Educação Digital. Foi orientadora de projetos premiados na FEBRACE, como o “EcoBrick” e o “Wood Hero”, que exploram soluções sustentáveis com foco em inovação e tecnologia. É coautora do volume Estudando Astronomia, Aprendendo Física, publicado pela UEPG, e contribui para iniciativas de formação docente que integram práticas pedagógicas com recursos tecnológicos.

CONHEÇA O LIVRO

3 MOTIVOS PARA ESCOLHER NOSSO MATERIAL

1. Feito por quem vive a escola pública

O ConsciêncIA foi criado por professores com vivência em escolas públicas. Por isso, o material leva em conta a diversidade de realidades, inclusive onde não há laboratório de informática. As atividades desplugadas garantem que todos possam trabalhar os conteúdos, mesmo com poucos recursos.

2. Conectado à BNCC e ao Novo Ensino Médio

O livro atende às exigências da BNCC e do PNLD 2026, com conteúdos que tratam de educação digital de forma prática e crítica. Traz temas como ética na internet, algoritmos, redes sociais, inteligência artificial e programação, preparando os alunos para a vida digital e para o mercado de trabalho.

3. Flexível para qualquer carga horária

O material é pensado para se adaptar à carga horária disponível. Pode ser usado em projetos mais longos ou em atividades pontuais, sem perda de profundidade. Atende tanto professores com muitas aulas quanto aqueles que têm pouco tempo para trabalhar o componente curricular.

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