
O período de escolha das obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2026 para o Ensino Médio está se aproximando e sabemos que essa é uma decisão pedagógica fundamental para o dia a dia em sala de aula.
Para auxiliar você e sua equipe a navegar por este processo com segurança e clareza, preparamos um guia completo com as informações essenciais divulgadas pelo MEC, além de apresentar uma solução inovadora para a nova área de Educação Digital, que é o nosso livro Consciência: uma jornada pela Educação Digital. Somos uma EduCultTech especialista na área e desenvolvemos um material didático pensado para a realidade das escolas públicas brasileiras.
Datas importantes para o PNLD 2026-2029 Ensino Médio
– A partir de 11 de agosto de 2025:
Guia Digital para consultar as obras e a resenhas.
O Guia do PNLD é o documento oficial que orienta a Escolha dos livros pelas escolas. Nele você encontrará as resenhas das obras e as orientações sobre o processo. Antes de registrar a escolha, os professores devem basear-se nas informações constantes no Guia para escolher as obras que mais se adequam aos objetivos de ensino traçados pela escola.
– 25 de agosto a 5 de setembro:
Registro da Escolha no sistema do PNLD.
Caso o professor deseje analisar o conteúdo completo das obras, o acesso é feito pelo Portal do Livro Digital utilizando o Gov.br, o qual será concedido pelo diretor da escola. A decisão deve ser feita de forma conjunta pelo corpo docente e pela direção da escola, e o registro acontece diretamente no sistema PNLD Digital.
O acesso ao sistema PNLD Digital é realizado exclusivamente via plataforma Gov.br, mediante CPF e senha pessoal e intransferível do(a) Diretor(a) da escola. Apenas os diretores(as) acessam o sistema PNLD Digital para registrar a escolha. Para acessar o sistema, é necessário que o(a) diretor(a) possua cadastro de usuário com o perfil ativo de ‘Gestor de Unidade de Ensino’. A Secretaria de Educação é a responsável pela aprovação das solicitações de acesso dos diretores.
Em relação aos institutos e escolas federais, o diretor deve realizar a solicitação de acesso no sistema e a aprovação será realizada pelo FNDE. Nesses casos, deve ser encaminhado e-mail para livrodidatico@fnde.gov.br informando que a solicitação de acesso foi realizada no sistema. O e-mail deve conter cópia de um documento com foto, CPF, ato de nomeação, e-mail atualizado, número de telefone, INEP do Campus e o ato de nomeação publicado.
Os manuais para solicitação de acesso encontram-se disponíveis aqui. Em caso de dúvidas, é possível enviar e-mail para livrodidatico@fnde.gov.br.
Como funciona a escolha de livros no PNLD 2026-2029?
Entender a estrutura de escolha do PNLD Ensino Médio 2026-2029 é o primeiro passo para uma decisão bem-informada. A seleção dos materiais didáticos se organiza em duas frentes principais: as
Coleções por Área de Conhecimento (Categoria 1) e os Projetos Integradores (Categoria 2), que estabelecem uma interface com o mundo do trabalho.
Um ponto fundamental é que as coleções são pacotes indivisíveis. Isso significa que, ao selecionar uma coleção, a escola receberá todos os componentes curriculares que a integram, não sendo possível misturar materiais de editoras ou coleções diferentes.
Abaixo, veja a estrutura completa das categorias e seus componentes:
Categoria 1: Coleções por área de conhecimento
Coleções por Área de Conhecimento | Componente curricular |
Linguagens e suas tecnologias 1 | Língua Portuguesa, Redação e Arte |
Linguagens e suas tecnologias 2 | Língua estrangeira inglês ou espanhol |
Linguagens e suas tecnologias 3 | Educação Física |
Educação Digital | Educação Digital |
Matemáticas e suas tecnologias | Matemática |
Ciência da natureza e suas tecnologias | Química, Física e Biologia |
Ciências humanas e sociais aplicadas | Filosofia, Sociologia, História e Geografia |
Categoria 2: Projetos integradores em interface com o mundo do trabalho
Área de conhecimento em interface com o mundo do trabalho |
Linguagens e suas tecnologias Ciências da natureza e suas tecnologias Matemática e suas tecnologias Ciências humanas e sociais aplicadas |
A Ata de Escolha: o registro da decisão democrática
Para garantir a transparência e registrar a participação dos professores no processo, a decisão sobre quais obras serão adotadas deve ser documentada na Ata de Escolha. Pense nela como o registro oficial da decisão coletiva da sua equipe pedagógica.
O processo para formalizar a ata é bastante direto. O diretor da escola, após a reunião com os professores, deve preencher o documento. O FNDE disponibiliza um modelo automatizado no Guia para facilitar, mas a escola também tem a liberdade de utilizar um modelo próprio.
Após o preenchimento, o documento precisa ser baixado, assinado por todos os participantes e, por fim, inserido no sistema PNLD Digital. É importante saber que, caso a ata não seja anexada, o sistema exigirá uma justificativa. Se optar por um modelo próprio, lembre-se de digitalizar todas as páginas em um único arquivo, pois o sistema só permite o upload de um documento.
Aqui vai um alerta essencial: apenas preencher a ata no sistema do Guia do Livro não finaliza o processo. A informação oficial, que o FNDE considera para o envio dos materiais, é o registro da escolha feito diretamente no sistema PNLD Digital. A ata é um documento comprobatório, mas a ação final que valida a escolha da sua escola acontece no portal.
A escolha das obras é uma decisão conjunta entre o corpo docente e a direção, baseada no Guia do PNLD e na proposta pedagógica da escola. Caso a instituição não registre sua escolha, o FNDE enviará um conjunto de obras padrão, mas também é possível optar formalmente por não receber nenhum material.
A nova área de Educação Digital e a coleção ConsciêncIA

Uma das grandes novidades do PNLD 2026 é a inclusão da Educação Digital como um componente curricular. Essa área é fundamental para preparar os estudantes para os desafios de uma sociedade cada vez mais conectada. E é exatamente aqui que a Prosa Nova Editora pode contribuir.
Nossa coleção ConsciêncIA: uma jornada pela educação digital foi pensada para atender a essa demanda de forma crítica, prática e alinhada à BNCC. A obra, de autoria de Wanderley Marcílio Veronez e Ana Caroline Pscheidt, aborda temas como redes sociais, algoritmos, segurança de dados e desinformação, incentivando a reflexão e o uso responsável da tecnologia.
Mais do que apenas discutir os temas, o livro propõe atividades que desenvolvem o pensamento computacional. Os alunos têm contato com programação em blocos e com a linguagem Python, saindo da posição de consumidores passivos para se tornarem criadores no universo digital. Com uma linguagem acessível e foco em metodologias ativas, é o recurso ideal para projetos significativos nesta nova área.
Código da Coleção ConsciêncIA para registro no sistema: 0163P260101201813