EDUCAÇÃO É O NOSSO SENTIDO

A PRÓ-EAD encurta o caminho

A PRÓ-EAD acredita que o Ensino a Distância deve extrair o melhor conteúdo do professor com o suporte das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com o objetivo de potencializar o processo formativo do estudante.

A PRÓ-EAD faz do digital uma ponte para que o ensino mediado pela tecnologia se torne acessível e humano. Usamos de todos os recursos presentes no ramo da Economia Criativa, nossa área de atuação.

A PRÓ-EAD nasceu da Prosa Nova Produções Culturais. PRÓ carrega no nome nossa origem, baseada na conversa  (prosa) inovadora e no profissionalismo. Com PRÓ também nos colocamos a favor do professor e da produção de conteúdo.

NOSSO JEITO DE TRABALHAR

A PRÓ-EAD trabalha com metodologias ágeis e enxutas de trabalho. Não fazemos superproduções (exceto se o cliente quiser, é claro), tampouco optamos por orçamentos dispendiosos e complexos. Trabalhamos de forma simples e próxima com nossos clientes. Somos leves, enxutos e objetivos. 

MÉTODO DE PRODUÇÃO

 

Criar um curso para uma plataforma digital ou adaptar um conteúdo já usado em experiências presenciais para o EAD não é fácil.

No entanto, com metodologias seguras de trabalho, técnicas de Designer Instrucional, profissionais experientes no ramo da Educação e gestão eficiente dos processos, temos conquistado ótimos resultados. 

O fluxo de trabalho da PRÓ-EAD segue os seguintes passos:

i

1. Análise

O que fazer?

2. Planejamento

Como vamos fazer?

3. Desenvolvimento

O que usaremos?

4. Implementação

Como ensinar?

5. Avaliação

Atingimos os objetivos?

O QUE PODEMOS CONSTRUIR?

O Ensino a Distância vai muito além das aulas gravadas ou transmitidas em vídeo. A PRÓ-EAD tem ampla experiência na criação de várias soluções para um ensino multiplataforma completo e atrativo. Podemos trabalhar na construção de E-books, blogs, plataformas colaborativas de aprendizagem, podcasts, tutorais animados e em diversas outras possibilidades que irão potencializar o conteúdo recebido pelo estudante ou cliente final. 

QUEM PODE OFERECER A ENSINO A DISTÂNCIA?

TREINAMENTOS CORPORATIVOS

Capacitar os colaboradores de uma empresa sem necessidade de locomoção, aumentando a produtividade e a motivação. O conhecimento a ser transmitido pode estar dentro de casa ou pode se fazer necessário buscar conteúdo com especialistas. Seja qual for a opção necessária, a PRÓ-EAD é a resposta mais eficaz.

CURSOS LIVRES

O EAD pode ser usado como plataforma para treinar pessoas em cursos livres nas mais diversas áreas. Ao oferecer treinamentos online, os profissionais podem fazer desta modalidade uma nova fonte de renda, além de divulgar seus serviços e produtos na web.

ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS

A crescente demanda por treinamento otimizado e de qualidade no setor público pode ser atendida com as ferramentas tecnológicas e conhecimento instrucional da equipe da PRÓ-EAD.

ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS

A PRÓ-EAD tem expertise para a criação de programas de treinamento a distância tanto para associações, quanto para sindicatos de representatividade profissional.

ENSINO BÁSICO

Desde 2018, segundo Diretrizes Curriculares Nacionais, as escolas de Ensino Médio podem ofertar até 20% de conteúdo EAD para o ensino médio diurno. Para o ensino noturno, é possível oferecer até 30% nesta modalidade e até 80% para a educação de Jovens e adultos (eJa). Ensino Superior – Graduação e pós-graduação.

ENSINO SUPERIOR

Os cursos de graduação presenciais podem ofertar até 40% das aulas a distância. De 2012 a 2018, o número de estudantes no ensino superior da modalidade a distância (ou EAD) cresceu mais de 80%.

ONGs

Organizações não governamentais sem fins lucrativos, constituídas formalmente e autonomamente, que atuam em ações de solidariedade dentro de políticas públicas, podem ampliar suas ações de treinamento e conscientização de populações através do ensino a distância.

ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS

É possível aplicar diversas metodologias de EAD em instituições de âmbito religioso que contam com objetivos de treinamento de seus quadros fixos e voluntários.

NÚMEROS DO EAD NO BRASIL

O universo da Ensino a Distância tem crescido rapidamente no Brasil e no mundo. As facilidades de acesso, otimizações de recursos e possibilidades de customizações são alguns dos atrativos desta modalidade. Por outro lado, temos grandes desafios no que diz respeito à inclusão tecnológica e fortalecimento de uma cultura digital entre estudantes, professores e gestores de processos educacionais.

%

Crescimento do número de cursos EAD no ensino superior nos últimos 10 anos

MARCO LEGAL DO EAD NO BRASIL

Segundo o decreto o Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005:

“(…) caracteriza-se a Ensino a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.”

As mais recentes publicações legais a respeito do EAD no Brasil datam de 2017.

Clique nas caixas ao lado para ver as legislações que regulamentam o setor. 

ENSINO BÁSICO

A Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018, atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Nela define-se a possibilidade de oferta de até 20% no ensino médio diurno, de até 30% no ensino noturno e de até 80% da educação de Jovens e adultos (eJa).

GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO | LATO SENSU

A regulamentação dos cursos de graduação e dos cursos de pós-graduação lato sensu (MBA, especialização, entre outros) é formalizada pelo Decreto nº 9.057/2017.

MESTRADO E DOUTORADO | STRICTO SENSU

A regulamentação dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado acadêmico ou profissional), está na Portaria nº 90/2019, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

CURSOS LIVRES

Os cursos livres não fazem parte da regulamentação formal da legislação brasileira. Eles não precisam de reconhecimento do Ministério da Educação. A base legal deste tipo de formação está no Decreto nº 5.154/04, que define este tipo de oferta como  itinerários formativos de duração variável, sem exigência de escolaridade para os estudantes.

10 VANTAGENS DO EAD

1. Microlearning

Possibilidade de dividir os conteúdos em pequenos blocos de aprendizagem, com objetivos de curto prazo.

2. Trilhas de aprendizagem

Gestores de educação podem montar itinerários formativos para que os estudantes escolham suas trajetórias de interesse, visando a objetivos de médio e longo prazos.

3. Flexibilidade de horários

O estudante de EAD pode acompanhar as aulas no seu ritmo, podendo moldar sua agenda de estudos em sintonia com as obrigações familiares e profissionais.

4. Democratização do ensino

Já que é mais flexível e, em geral, muito mais econômica que o ensino tradicional presencial, fica acessível/possível a um número maior de estudantes.

5. Inclusão social

Os custos mais acessíveis dos cursos de EAD proporcionam que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento. Estima-se que, em média, um produto nesta modalidade custe 60% menos em relação às ofertas presenciais.

6. Eficiência

As características do EAD colocam o estudante como protagonista do processo. Ele precisa desenvolver e praticar uma postura ativa na busca do conhecimento, o que aumenta o potencial de eficácia em relação aos objetivos de aprendizagem.

7. Atratividade

Um produto de EAD envolve diversos profissionais além do professor. Todos fazem parte do grande processo de Designer Instrucional, que envolve várias etapas de criação multimídia dos conteúdos, de forma inovadora e dinâmica.

8. Networking qualificado

As atividades na modalidade EAD são realizadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), os quais incluem fóruns, chats, wikis e demais espaços de colaboração e interação. Desta forma, é possível reforçar as relações entre os colegas de estudo.

9. Atualização constante de conteúdos

Dentre as vantagens do EAD, está a possibilidade de revisar constantemente os conteúdos disponibilizados, processo que é mais difícil e custoso nos materiais impressos, por exemplo.

10. Cursos reconhecidos no mercado

Legalmente, um diploma conquistado em curso EAD tem a mesma validade de um emitido ao fim de uma formação presencial ou híbrida. O mesmo vale em relação à visão dos empregadores e departamentos de recursos humanos. Na prática, todos são avaliados por suas competências, habilidades e atitudes: ou seja, o que entregam e geram de valor a partir do seu trabalho.

QUEM IRÁ CUIDAR DO SEU PROJETO DE EAD?

 

Luiz Andrioli

Escritor e Jornalista. Diretor de Conteúdo e Negócios da Prosa Nova Produções Culturais e da PRÓ-EAD Conhecimento e Tecnologia.  

Profissional com mais de duas décadas de experiência em Comunicação, Marketing, Artes e Educação. Profunda vivência em processos de criação de conteúdo de Ensino a Distância, com visão multiplataforma de todas as etapas:  desde o estudo de mercado, planejamento, Designer Instrucional, contratação de equipes e desenvolvimento de todos os materiais que compõe os projetos educacionais digitais.

Luiz Andrioli trabalha com Ensino a Distância desde 1999.

  • Formado em Jornalismo pela PUCPR (2000);
  • Especialista em Cinema pela UTP (2004);
  • Mestre em Letras pela UFPR (2010);
  • Especialista em Gestão Empresarial pela PUCPR (2017).
Veja 6 dicas para tutores de EAD

Veja 6 dicas para tutores de EAD

     O tutor EAD é o profissional responsável entre a integração dos alunos com a plataforma de ensino. É ele quem ampara os discentes, tirando dúvidas e conduzindo o conteúdo disponibilizado. Abaixo relacionamos algumas dicas para você que é tutor ou tutora...

5 sites com Objetos de Aprendizagem free

5 sites com Objetos de Aprendizagem free

     Os Objetos de Aprendizagem (OA) são recursos digitais com o fim de auxiliar no ensino, seja presencial ou remoto, possibilitando a utilização em diversos contextos. Segundo o LTSC (Learning Technology Standards Committee) os OA’s são definidos como...

10 sites com imagens grátis para seu projeto de EAD

10 sites com imagens grátis para seu projeto de EAD

     Um bom projeto de Ensino a Distância pede, certamente, o uso de imagens que ilustrem ou ajudem a traduzir ideias. No entanto, é necessário buscar essas imagens nos locais certos, respeitando - acima de tudo - os direitos autorais.  Em muitos casos, o...

Dicas de como escolher figurino para sua vídeo aula

Dicas de como escolher figurino para sua vídeo aula

     Luz, câmera, cenário, tudo pronto. Mas e o figurino? Como escolher a roupa para gravar sua videoaula? Ela é parte fundamental para a construção do que você quer transmitir e requer atenção na hora da escolha. Abaixo te damos algumas dicas do que evitar...

Conheça 5 tecnologias do Ensino a Distância

Conheça 5 tecnologias do Ensino a Distância

      AVA Não tem como falar de EAD sem falar do AVA. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é um local virtual que possibilita a disposição de conteúdos e cursos online, permitindo a interação entre alunos e professores.  Quer saber como aproveitar essa...

Guia para gravação home made de EAD

Guia para gravação home made de EAD

     Gravar um vídeo com recursos caseiros ou de fácil acesso pede algum nível de planejamento. Embora a tecnologia facilite os processos de captação de imagens e áudio, o professor precisa escolher bem os recursos, sempre visando a qualidade de ensino e uma...

Vantagens do treinamento EAD para a empresa

Vantagens do treinamento EAD para a empresa

      Economia: São vários os gastos que se tem ao realizar um treinamento corporativo presencial. Com o EAD muitos desses gastos são cortados, tais como viagens e hospedagens, gerando facilidades para a empresa e funcionários.  Vários lugares ao mesmo...

6 ferramentas para Ambientes Virtuais de Aprendizagem

6 ferramentas para Ambientes Virtuais de Aprendizagem

      Blackboard: A plataforma trabalha com soluções intuitivas voltadas para a melhor experiência de aprendizagem. Além de auxiliar no ensino, ela ajuda a manter os alunos informados, engajados e motivados a aprender, possibilitando uma melhoria contínua...

Como cativar o aluno no Ensino a Distância – EAD

Como cativar o aluno no Ensino a Distância – EAD

      Ambiente Atrativo Busque criar um cenário atrativo, relacionado ao que está ensinando e aos seus alunos. Isso o envolve e ajuda a cativar sua atenção. Capriche na captação da sua imagem, no vídeo, na iluminação, no seu áudio. São detalhes técnicos que...

DEPOIMENTOS

Maura Martins

A produção educacional realizada pela PRÓ-EAD é muito eficiente pois prioriza a realidade dos estudantes e a adequação às linguagens que eles utilizam. Como gestor, Luiz Andrioli traz todo o suporte necessário para que o professor consiga transpor os seus saberes para as modalidades comunicacionais do EAD, produzindo assim unidades de ensino que prezam tanto pela qualidade do conteúdo quanto à atratividade aos alunos.

Maura Martins é professora universitária e doutora em comunicação

Patrícia Munhoz

Sou jornalista e minha área de pesquisa é a Educomunicação. A PRÓ-EAD me convidou para realizar um trabalho na minha área de pesquisa, realizando o conteúdo de aulas ensino a distância.
Todo o processo de trabalho foi acompanhado pelo Luiz Andrioli que com muito respeito e cuidado com o
material agregava ainda mais com suas correções e sugestões, sempre atento aos detalhes.

Patrícia Munhoz é jornalista

Guida Bittencourt

Já trabalho com a PRÓ-EAD desde seu nascimento e é sempre um prazer. É a solução para os novos modos de transmissão do saber, considerando as necessidades de educandos e professores, com todo o rigor de qualidade que essa função exige. Além disso, trabalhar com o Luiz e com a Celina me conforta muito, pela preocupação de ambos com a excelência do resultado.

Guida Bittencourt é advogada e doutora em Literatura

Carlos Javorski

Carlos Javorski é advogado

Suellen Umezu

Fiquei maravilhada com a competência e experiência do Prof. Andrioli e da PRÓ-EAD desde a primeira conversa que tivemos. Sua contribuição e acompanhamento em nossos projetos tem sido essencial para a qualidade e excelência que buscamos em cada material, cada vídeo. Incrível poder contar com ele em nosso time ❤️.

Suellen Umezu é gestora pedagógica e de plataformas
Edutt Streaming

Giselle Corrêa

A PRÓ-EAD é a solução que a Educação a distância precisava. Além de competência e profissionalismo, o diretor Luiz Andrioli preza pelo conhecimento pedagógico para além do aporte tecnológico que esta modalidade de ensino exige. Há liberdade e escuta para a produção de conteúdo, o que demonstra o respeito pelo trabalho do professor conteudista. Ainda, acredito que a Arte, presente na identidade da Prosa Nova, imprime humanidade e poética ao belo trabalho que é desenvolvido pela PRÓ-EAD.

Giselle Corrêa é professora, consultora e doutora em Educação

Entre em contato!