A Prosa Nova EduCultTech recebeu o registro de marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), um passo muito importante para uma empresa consolidada no mercado pela sua inovação e originalidade.
Porém, o que isso significa na prática? Trocando em miúdos, ter uma marca registrada significa que a empresa tem o direito exclusivo de usar e proteger sua marca em relação aos produtos ou serviços que ela oferece. Quando uma empresa registra sua marca, ela está protegendo sua identidade visual, logotipo, nome, slogan ou qualquer outra característica que a diferencie de outras empresas no mercado.
Relação entre marcas e clientes
A relação de uma pessoa com uma marca pode ser bastante significativa. Algumas pessoas podem ter uma relação emocional com uma marca, ou seja, elas podem ter sentimentos positivos associados à marca, como amor, lealdade e confiança. Em certos casos, algumas marcas chegam a se tornar sinônimo de um produto ou serviço.
Por trás de toda a interação entre cliente e marca existe uma estratégia bem construída de consolidação de laços e identificação. Muito dessa identificação, por sinal, tem um aspecto visual, ou seja, está intimamente ligada aos símbolos que representam a marca. Pense aí, quais são os produtos ou serviços cujos elementos da marca lhe vêm à mente?
Segundo o site do Sebrae, “a marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa”. Quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta, pois é o principal elo entre o negócio e o cliente”.
INPI
Para assegurar todos os direitos referentes a uma marca, existe o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia federal criada em 1970 e vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O INPI é responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.
Registrar uma marca no INPI é importante por vários motivos:
- Proteção legal: o registro de uma marca no INPI garante ao seu proprietário a exclusividade de uso dessa marca em todo o território nacional, dentro da sua área de atuação. Isso significa que outras empresas não poderão usar uma marca semelhante ou idêntica à sua, o que pode prejudicar a sua reputação e confundir os consumidores;
- Diferenciação: uma marca registrada é um elemento distintivo que ajuda a identificar e diferenciar os produtos e serviços de uma empresa dos de outras empresas. Isso é especialmente importante em mercados competitivos, onde as empresas precisam se destacar para atrair clientes;
- Valorização da marca: uma marca registrada pode ser um ativo valioso para uma empresa, pois ela pode gerar reconhecimento e fidelidade dos consumidores ao longo do tempo. Além disso, uma marca forte pode aumentar o valor da empresa no mercado;
- Segurança jurídica: o registro de uma marca no INPI garante segurança jurídica ao seu proprietário em caso de disputas relacionadas à marca. Caso alguém tente usar uma marca sem autorização, o proprietário pode recorrer à Justiça para proteger os seus direitos;
- Possibilidade de licenciamento: o registro de uma marca no INPI permite ao proprietário licenciar a marca para outras empresas, gerando receita por meio de royalties.
Marca Prosa Nova
Agora que já entendemos o que é o registro de marcas, a sua relação com o público-alvo e o porquê o ter uma registrada é importante, que tal olharmos a marca da Prosa Nova mais de perto?
Antes de tudo, é preciso dizer que todos os elementos que compõem uma marca possuem um significado, isto é, da escolha das cores até os elementos visuais e fontes, tudo se comunica com o mundo.
Vamos mergulhar, então, na marca da Prosa Nova?
Balões de diálogo
Nosso nome traz a palavra Prosa, que tanto significa um gênero literário (escrever em prosa), quanto uma conversa amistosa e agradável. Os balões estão interligados, representam uma conversa fluida, permeável à argumentação do outro e empática.
Reticências
As reticências dentro dos balões de diálogo representam um diálogo constante, seja com nossos parceiros, clientes, colaboradores e sociedade. Estamos permanentemente ouvindo os anseios do nosso entorno e devolvendo iniciativas que contribuam para um mundo melhor.
Sobre as fontes
Optamos por uma fonte suave, sinuosa e equilibrada. Nosso objetivo com ela é dar uma boa leitura ao nome da nossa empresa, harmonizando o conjunto com o desenho dos balões de diálogo.
Sobre as cores
A cor laranja, por exemplo, significa alegria, energia, criatividade e comunicação. Já o azul representa a segurança, a compreensão, a lealdade e a tranquilidade. Perceba que as duas cores carregam significados e valores que são importantes para a Prosa Nova e pauta todos os nossos projetos e ações.
E é por tudo o que contamos que ter a nossa marca registrada é uma conquista muito importante e que queremos dividir com você.