NOVA TEMPORADA DO PROJETO QUARENTENA LITERÁRIA REALIZA LIVES PELO INSTAGRAM SOBRE GRANDES AUTORES

14 escritores residentes em Curitiba se uniram para realizar um projeto de difusão literária durante o período de isolamento social. Os artistas farão lives diárias pelo Instagram falando sobre um autor de sua biblioteca afetiva. Serão conversas informais com os internautas, com leituras de trechos de livros, histórico e influências dos livros abordados na obra e vida dos palestrantes. A curadoria foi decidida em grupo. O objetivo é levar conforto e acolhimento para os internautas através da discussão literária. Na impossibilidade de realizar eventos e clubes presenciais de leitura neste momento, a ideia é usar as redes sociais como um instrumento de aproximação entre leitores e escritores.

A primeira live desta segunda temporada será realizada na próxima segunda, dia 20 de abril. A programação segue até o dia 03 de maio, sempre às 19h. Para acompanhar, basta seguir os escritores no Instagram e acompanhar a hashtag #quarentenaliteraria. A primeira temporada foi realizada na primeira quinzena de abril com 10 autores. A organização do evento é da Prosa Nova Produções Culturais. 

Programação
(veja abaixo das fotos o curriculum dos autores)

Jonatan Silva
@ojonatansilva
Fala sobre Gonçalo M Tavares
20/04/2020 Segunda-feira

Jaqueline Conte
@jaqueline_conte_literatura
Fala sobre Adélia Prado
21/04/2020 Terça-feira

Alvaro Posselt
@alvaroposselt
Fala sobre Marilda Confortin
22/04/2020 Quarta-feira

Luiz Andrioli
@luizandrioli
Fala sobre Verônica Stigger
23/04/2020 Quinta-feira 

Joema Carvalho
@joemacarvalho
Fala sobre Marina Colasanti
24/04/2020 Sexta-feira

Carlos Machado
@carlosmachadooficial
Fala sobre Svetlana Aleksiévitch
25/04/2020 Sábado 

Priscila Prado
@priscilapradopp
Fala sobre Sophia de Mello Breyner Andresen
26/04/2020 Domingo

 

 

Danielle Rech
@danirechmazzorana
Fala sobre Sylvia Plath
27/04/2020 Segunda-feira

Marcio Renato dos Santos
@marciorenatodossantos
Fala sobre Wislawa Szymborska
28/04/2020 Terça-feira

Luiz Felipe Leprevost
@luizfelipeleprevost
Fala sobre Giovana Madalosso
29/04/2020 Quarta-feira

Severo Brudzinski
@severobrudzinski
Fala sobre Robert Louis Stevenson
30/04/2020 Quinta-feira

Francine Cruz
@francinecruz18
Fala sobre Ana Cristina Cesar 
01/05/2020 Sexta-feira

Davi Boaventura
@baianodevilas
Fala sobre Michel Laub
02/05/2020 Sábado-feira

Etel Frota
@etelfrota
Fala sobre Gabriel Garcia Márquez
03/05/2020 Domingo

 

Quem são os participantes

 

Jonatan Silva

Instagram: @ojonatansilva

Facebook: jonatan.silva.90813

jonatanrafaeldasilva@gmail.com

Jonatan Silva é jornalista, escritor e crítico literário. Integrou as redações dos jornais Tribuna do Paraná e Paraná Online. Foi editor da revista Mediação, do Colégio Medianeira e, atualmente, escreve para o jornal Rascunho e para o portal A Escotilha. Colaborou com os jornais RelevO e Cândido e com a revista Flaubert. É autor dos livros de contos “O Estado das coisas” (2015) e “Histórias mínimas” (2019).

 

Jaqueline Conte

Instagram: @jaqueline_conte_literatura

Facebook: jaqueline.conte.3

Twitter: @JaqueConte

jqconte@gmail.com

Jornalista, poeta e escritora infantojuvenil. Mestra em Estudos de Linguagens (UTFPR), especialista em Economia Criativa e Colaborativa (ESPM); Produção e Gestão Editorial Multiplataforma (PUC-PR); Marketing e Publicidade (ISPG); e Discurso Fotográfico (UEL). Jornalista com 20 anos de atuação em mídia impressa, agências de comunicação e comunicação pública. Autora de “Na casa amarela do vovô, Joaninja come jujubas” (Mercadolivros), “Passarinho às oito e pouco” (Insight) e “Os jornais de Geraldine” (Arte & Letra).

 

Alvaro Posselt

Instagram: @alvaroposselt

Facebook: Alvaro Posselt

E-mail: alvaroposselt@yahoo.com.br

Alvaro Posselt é curitibano. Tem 9 livros publicados. Seus haicais já aparecerem em embalagens de sorvete e pão, copos de café, canecas e foram pintados em um mural no Centro de Curitiba. Um deles ficou muito conhecido: Curitiba não nos poupa / Ontem eu tomei sorvete / Hoje eu tomo sopa. Divulga voluntariamente o haicai em escolas públicas. Há dois anos transformou sua casa em um espaço cultural, a Casa Posselt, onde recebe escolas para visitação, bate-papo e oficinas.

 

Luiz Felipe Leprevost

Instagram: @luizfelipeleprevost

Facebook: Luiz Felipe Leprevost

Twitter: @LeprevostLF

luizfelipeleprevost@gmail.com

Luiz Felipe Leprevost nasceu e mora em Curitiba. Bacharel em artes cênicas pela CAL (Casa de artes de Laranjeiras – RJ). Ator e escritor. Publicou os romances Dias Nublados e E se contorce igual a um dragãozinho ferido, os livros de contos Inverno dentro dos tímpanos, Barras antipânico e barrinha de cereal, Manual de putz sem pesares e Salvar os pássaros. Também os livros de poemas Uma resposta difícil, Tudo urge no meus estar tranquilo e Ode mundana.

 

Marcio Renato dos Santos

Instagram: @marciorenatodossantos

Facebook: marciorenatodos.santos

Twitter: @mindaau

Site: minda-au.blogspot.com

marcio.renatodossantos@gmail.com

Marcio Renato dos Santos é contista, autor até o momento de oito livros de contos, entre eles A certeza das coisas impossíveis (2018) e A cor do presente (2019). Algumas de suas narrativas estão em coletâneas, como O livro branco (2012) e Wir Sind Bereit (2013), publicada na Alemanha. Jornalista e Mestre em Estudos Literários pela UFPR, foi o curador das três primeiras edições da Fibi, a Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná.

 

Carlos Machado

Instagram: @carlosmachadooficial

Facebook: carlosmachadooficial

Site: carlosmachado.bandcamp.com

carlosmachado.cm@me.com

Carlos Machado nasceu em Curitiba, em 1977. É escritor, músico e professor de literatura e línguas estrangeiras. Tem diversos livros (contos e novelas) publicados pelas editoras 7Letras, Arte e Letra e Patuá. Além de dezenas de contos em revistas e jornais literários. Em 2019 foi finalista do prêmio Offflip, categoria contos. Gravou 6 CDs autorais.

 

 

Danielle Rech

Instagram: @danirechmazzorana

Facebook: Danielle Rech Mazzorana

daniellerech@yahoo.com.br

Danielle Rech é licenciada em Ciências Sociais e mestra em Antropologia Social. Possui contos publicados em duas coletâneas (Criame e Voejo) pela Têmpora editora e poema publicado na coletânea Quem dera o sangue fosse só o da menstruarão pela editora Urutau.

 

Luiz Andrioli

Instagram: @luizandrioli

Facebook: LuizAndrioli

Site: www.luizandrioli.com

E-mail: luizandrioli@prosanova.com.br

Luiz Andrioli é escritor, jornalista e empreendedor cultural. Especialista nas áreas de Cinema e Gestão Empresarial. Mestre em Letras pela UFPR, onde apresentou uma dissertação sobre o contista curitibano Dalton Trevisan. Conta com 5 livros publicados, dentre eles a coletânea de contos “O laçador de cães” e a biografia “O Circo e a Cidade” e o mais recente “Crônicas do varal da casa ao lado”. Como dramaturgo, tem vários textos encenados, dentre eles “O casamento da filha do Palhaço” (troféu Gralha Azul de melhor espetáculo do ano no Paraná em 2019). Proprietário da Prosa Nova Produções Culturais, que realiza projetos artísticos de impacto social. “Prosa Nova” é também o nome do canal no Youtube onde comenta temas ligados ao universo do trabalho a partir de referências literárias.

 

Joema Carvalho

Instagram: @joemacarvalho

Facebook: joemacarvalho

Site: https://litterisinnatura.blogspot.com/

E-mail: joemacarvalho@gmail.com

Joema Carvalho, nasceu em Londrina e reside em Curitiba, Paraná. Doutora, engenheira florestal, autora do livro Luas & Hormônios, selecionado e editado pela Secretaria do Estado da Cultura (2010). Participação em coletâneas: Conexão IV, Nogue Editora (2018); Literarte (2019); Parnaso Poético III (2019). Organizadora do E-book Tuíra (poemas de mulheres do Coletivo Marianas, tema meio ambiente, publicação prevista para junho 2020).

 

Priscila Prado

Instagram: @priscilapradopp

Facebook: priscilapradopp

Site: priscilaprado.com

E-mail: pppradopriscila@gmail.com

Escritora e advogada. Finalista do prêmio jabuti 2013 com Preguiça, Coragem E Outros Bichos. Autora também “De A Qualquer Momento Agora”; “No Olho Do Paradoxo”; “Alas, Pétalas & Labaredas” e “Encontros Desconcertantes” (lei de incentivo municipal / grupo positivo)

 

Etel Frota

Instagram: @etelfrota

Facebook:etelfrota.fanpage

Site: www.etelfrota.com.br

E-mail: etel.frota.01@gmail.com

ETEL FROTA, 68, nasceu em Cornélio Procópio, norte do Paraná. Foi professora, bancária, médica; desde 1998 apresenta-se como escritora. Arriscou-se na dramaturgia, escreveu roteiros para espetáculos musicais. Publicou ‘Artigo oitavo – poesia escrita, falada e cantada’ (2002, poesia, independente), ‘Lyricas, a construção da canção’ (2007, songbook independente, ‘O Herói Provisório’ (2017, romance, Travessa dos Editores), ‘Mahadevi, A Árvore da Vida’ (2018, Kotter, em parceria com a fotógrafa Dani Leela). Em parceria com o jornalista Alan Romero, escreve, produz e apresenta, na Paraná Educativa FM, o programa semanal ‘Poemoda`, a canção em verso e prosa’. É membro da Academia Paranaense de Letras.

 

Davi Boaventura

Instagram: @baianodevilas

Facebook: /daviboaventura

Twitter: @daviboaventura

Site: www.leioseulivro.com.br

E-mail: daviboaventura@gmail.com

Doutor em Escrita Criativa pela PUCRS, jornalista pela Facom/UFBA, já publicou “Talvez não tenha criança no céu” (Virgiliae, 2012) e “Mônica vai jantar” (Não Editora, 2019). Também organizou a coletânea “Ciências Contáveis”. Trabalha com leitura crítica, preparação de originais e tradução literária.

 

 

Severo Brudzinski

Instagram: severobrudzinski

Perfil Facebook: /severobrudzinski

E-mail: severobrudzinski@hotmail.com

Breve curriculum (5 linhas): Severo Brudzinski nasceu em Curitiba, em 1973. Bacharel em Artes Cênicas, Especialista em Gestão de Projetos Culturais e Gestão de Assuntos Públicos, é gestor público de cultura e escritor. Seu percurso literário iniciou no fim dos anos 90, escrevendo para teatro, mas logo migrando para o conto e o romance curto. Na ficção, publicou os livros Passagem do Aqueronte (Curitiba: Kafka Edições, 2012), Sagração. (Rio de Janeiro: 7letras, 2015), Os fantasmas da mansão Silva (Curitiba: Inverso, 2019) entre outros títulos, além de contos em sites, jornais literários e participação em coletâneas.

 

 

Francine Cruz        

Instagram: @francinecruz18

Facebook: https://www.facebook.com/francine.cruz.16

Twitter: @FrancineCruz

E-mail: francinecruz2011@gmail.com

Professora e escritora, licenciada em Educação Física e Letras, mestranda em Educação (UFPR). É autora dos livros Atividade Física para Idosos: Apontamentos Teóricos e Propostas de Atividades (Minelli, 2008), Amor, Maybe (Ícone, 2011), Educação Física na Terceira Idade: Teoria e Prática (Ícone, 2013) e  A Casa dos Dois Amores (AudioLivro, 2014). Recebeu o prêmio Agente Jovem de Cultura do Ministério da Cultura (2012).

 

Veja abaixo quem foram os participantes da primeira temporada da #quarentenaliteraria

Share This
Entre em contato!