Setores da economia criativa geraram quase 400 mil empregos

17 de abril de 2023

Setores da economia criativa geraram quase 400 mil empregos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A economia criativa é um setor que se baseia no uso de ideias, criatividade e inovação para gerar valor econômico e cultural. Esse setor inclui áreas como literatura, teatro, produção de cursos, design, moda, cinema, música, jogos eletrônicos, publicidade, arquitetura, dentre outras. E, por isso, ela gera riqueza e empregos por meio da criação e comercialização de produtos e serviços criativos.

A Prosa Nova EduCultTech, por exemplo, é uma empresa de economia criativa. Os nossos projetos não só estão inseridos em algumas das áreas citadas anteriormente, buscando alinhar empreendedorismo e inovação à cultura e à educação, mas também são ações arrojadas que promovem novos debates sobre as temáticas que abordamos, gerando impactos tanto na sociedade quanto para nossos clientes e parceiros.

A economia criativa, portanto, pode gerar valor cultural e turístico, atraindo visitantes e consumidores interessados em experimentar produtos e serviços criativos, o que pode levar a um aumento na atividade econômica em regiões específicas. A economia criativa também pode contribuir para a inovação e a diversificação da economia, criando novas oportunidades de negócios e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.

Outro aspecto importante da economia criativa é o potencial de criação de redes de colaboração e empreendedorismo, conectando indivíduos e empresas com interesses comuns e fomentando a troca de conhecimento e ideias. Outro ponto bem importante é que a economia criativa pode ajudar a reverter a fuga de talentos e recursos de áreas periféricas e reforçar a diversidade cultural e criativa da economia.

Ou seja, não é exagero algum dizer que a economia criativa pode ser um importante motor de crescimento econômico, especialmente em países e regiões com um forte potencial criativo.

Geração de empregos

Como é possível perceber, a economia criativa é um importante motor na criação de novos postos de trabalho. Um levantamento publicado pelo Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural aponta, que apesar da retração causada pela pandemia de covid-19 no primeiro e segundo trimestres de 2020, os setores da economia criativa voltaram a crescer no segundo semestre daquele ano.

De acordo com o estudo, entre o terceiro e o quarto trimestres de 2020 foram criadas 366 mil vagas. No Paraná, neste período, houve crescimento de 12,1%. Comparando a participação da economia criativa na geração de empregos no quarto trimestre de 2019 e 2020, o estudo apresenta elevação de 0,3%, passando de 6,4% para 6,7%. Na prática, isso significou o aumento absoluto de 48,7 mil trabalhadores ocupados.

E a Prosa Nova é parte da construção do mercado de economia criativa. Com ações e projetos que incentivam a produção cultural e educacional no Paraná, somos movidos pelo desejo de criar soluções que contribuam para uma sociedade mais diversa e plural, que celebre o diálogo, inspirando criatividade e inovação.

Inscreva-se na Prosa News, a newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.