Um bom projeto de Ensino a Distância pede, certamente, o uso de imagens que ilustrem ou ajudem a traduzir ideias. No entanto, é necessário buscar essas imagens nos locais certos, respeitando – acima de tudo – os direitos autorais.
Em muitos casos, o uso de imagens pede um investimento por parte da empresa produtora de conteúdo. São os bancos de imagens pagos que remuneram os fotógrafos através da cobrança pratica em cima dos usuários.
É possível também usar opções gratuitas, como as que listamos abaixo. Avalie caso a caso e veja quais opções se adaptam melhor ao seu projeto.
Além dos direitos autorais, outro ponto importante é respeitar a diversidade na escolha das imagens. Devemos sempre escolher fotografias que respeitem as diversas características físicas, de tom de pele, de raça e dos mais amplos critérios de representatividade.
1. Unsplash
O Unsplash possui mais de um milhão de fotos gratuitas e em alta resolução. A plataforma é alimentada por qualquer pessoa que queira participar da comunidade. Todas as imagens estão sobre a licença Unsplash, ou seja, podem ser usadas e baixadas gratuitamente, com fins comerciais ou não.
A licença não permite que as fotos sejam vendidas sem modificações significativas ou compiladas a fim de replicar um serviço semelhante ou concorrente.
Além disso, você não precisa estar logado para fazer o download da imagem.
2. Pxhere
Todas as fotos no Pxhere estão sob a licença Creative Commons Zero (CC0), ou seja, são gratuitas, podem ser utilizadas para fins pessoais ou comerciais, não é necessário dar atribuição, nem pedir permissão, além de ser possível modificar, copiar e distribuir as imagens. Contudo não é permitido que as pessoas identificáveis nas fotos aparecem sob uma luz ruim ou uma forma ofensiva, para isso é necessário consentimento.
O site pode ser visto em português, além de vários outros idiomas. Para download da imagem é necessário entrar com uma conta.
3. Pixabay
O Pixabay oferece fotos, vídeos, ilustrações e vetores para seu projeto. Tudo sob a licença Pixabay que permite a utilização gratuita, seja para uso comercial ou não, além de não requerer qualquer atribuição
O site está em português e não é necessário conta para realizar o download.
4. Pexels
O Pexels é um banco de imagens e vídeos, a sua licença permite o uso gratuito, não sendo obrigatório a citação de créditos e podendo modificar as fotos e vídeos. Contudo não é permitido que as pessoas identificáveis apareçam em situações ruins de iluminação, nem de maneira ofensiva, além disso não é liberado a venda de fotos/vídeos inalterados, nem sua redistribuição em outras plataformas de papéis de parede ou fotos profissionais, também não é permitido que dê a entender que as pessoas ou marcas nas imagens endossam seu produto.
O site também está disponível em português e não é necessário ter uma conta para realizar o download.
5. Tem que Ter
Tem que Ter é o primeiro banco de imagens brasileiro focado na representatividade LGBTI+. Todas as suas imagens estão sob a licença Creative Commons Atribuição-Não-Comercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Ou seja, é permitido compartilhar e adaptar o material como quiser, entretanto é necessário dar o crédito apropriado, tendo editado ou não o material, além de não ser permitido o uso para fim comercial.
6. AllGo
AllGo é uma empresa que trabalha com inclusão de pessoas plus size, através disso eles criaram um banco de imagem especializado em pessoas plus size em situações cotidianas. Eles permitem as fotos para todos os usos e não há obrigatoriedade da citação de créditos, embora seja incentivada para que outras pessoas conheçam a causa.
Caso você não encontre o que procura pode enviar uma solicitação para eles.
7. Nappy
Nappy é um banco de imagens focado em pessoas negras e pardas, incentivando a representatividade na mídia. Todas as fotos estão sob a licença Creative Commons Zero (CC0), ou seja, são gratuitas e podem ser utilizadas para fins pessoais ou comerciais, não é necessário dar atribuição, nem pedir permissão, além de ser possível modificar, copiar e distribuir as imagens. Todavia, não é permitido que as pessoas identificáveis nas fotos aparecem de uma forma ofensiva.
8. Gender Spectrum Collection
A Gender Spectrum Collection é um banco de imagens focado em pessoas trans e não binárias, buscando representar essa comunidade além dos clichês comumente vistos. Todas as fotos estão sob a licença Creative Commons, sendo possível compartilhar de maneira gratuita, entretanto é necessário a atribuição de créditos. Não é permitido a criação de trabalhos derivados da imagem ou o uso para fins comerciais.
9. Young, Gifted and Black (YGB)
O Young, Gifted and Black ou YGB é um banco de imagens de mulheres negras, feito por mulheres negras. Todas as fotos podem ser usadas de maneira gratuita, entretanto para uma resolução maior existe um custo sobre a imagem. Além disso, é necessário dar créditos na exibição da foto, para que mais pessoas conheçam o movimento. Não é permitido revender, usar as imagens em nenhum tipo de banco de imagens ou utilizar de maneira que insulte ou degrade as mulheres das fotos ou equipe técnica
10. Google
O buscador mais conhecido da web também traz opções gratuitas de buscas de imagens. Mas não basta você procurar pela fotografia digitando o termo na primeira tela busca. Precisa seguir a seguinte sequência: Google > Imagens > Pesquisa avançada > Licenças de uso > Licenças Creative Commons
Desta forma, você chegará nas imagens com direitos de uso liberados (leia mais sobre Creative Commons).
Dica bônus
Projete como um profissional com o Estúdio Criativo tudo-em-um da rawpixel e recursos de design profissionais
Visuais Artísticos, Elementos Gráficos, Modelos Editáveis, Mockups Instantâneos, Fontes Criativas, Efeitos Profissionais & Remixes.