
Com 11 anos de história e sediada em Curitiba, um polo de inovação, o Grupo Prosa Nova vê os dados do Censo da Educação Superior 2024 como a consolidação de um futuro que ajudamos a construir. Para nós, que já desenvolvemos milhares de horas de conteúdo EAD para projetos de impacto nacional com clientes como a UNESCO e a Fiocruz, a notícia de que a Educação a Distância (EAD) superou o ensino presencial não é uma surpresa, mas a confirmação de uma tendência para a qual oferecemos soluções robustas. Este marco histórico valida o poder da tecnologia como ferramenta de acesso ao conhecimento, um movimento que nossa expertise em Educação e tecnologia impulsiona, transformando a sala de aula e preparando o caminho que os estudantes irão trilhar.
Para professores e gestores da educação básica, observar as tendências do ensino superior é fundamental para compreender o futuro da sala de aula e os caminhos que seus alunos poderão trilhar. Uma transformação histórica acaba de ser confirmada pelo Censo da Educação Superior 2024: pela primeira vez, a Educação a Distância (EaD) se tornou a principal modalidade de graduação no país. Este marco não apenas aponta para uma mudança no perfil do estudante universitário, mas também sinaliza o crescente papel da tecnologia como ferramenta de acesso e flexibilização do conhecimento, um movimento que reverbera em todos os níveis de ensino.
O que os números do Censo da Educação revelam?
Divulgado em 22 de setembro de 2025 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo da Educação Superior 2024 é o mais completo levantamento sobre este nível de ensino no Brasil. Os dados mostram que o país atingiu a marca de 10.226.873 estudantes matriculados em cursos de graduação.
Dentro deste universo, a grande notícia foi a consolidação da Educação a Distância. A modalidade EaD agora representa 50,7% do total de matrículas, superando a modalidade presencial. Isso significa que, de cada dez universitários no Brasil, mais de cinco estudam de forma remota, utilizando plataformas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem.
O crescimento do EaD
Em 2024, a modalidade a distância consolidou-se como a principal forma de acesso à educação superior no país.
1. Matrículas em Números Absolutos
Pela primeira vez na série histórica, o número de estudantes matriculados em cursos EaD superou o presencial.
• Matrículas EaD: 5.189.391 estudantes.
• Matrículas Presenciais: 5.037.482 estudantes.
O total de matrículas na modalidade EaD corresponde a 50,7% do total de matrículas de graduação no país.
2. Crescimento Exponencial e Desaceleração
A trajetória da EaD contrasta dramaticamente com a modalidade tradicional:
• Crescimento Decenal (2014 a 2024): As matrículas a distância aumentaram 286,7% no período. Em contrapartida, os cursos presenciais registraram uma queda de 22,3% nas matrículas.
• Variação Anual (2023 a 2024): O aumento nas matrículas EaD foi de 5,6%, enquanto o número de matrículas presenciais diminuiu 0,5%.
• Ingressantes: A preferência pelo ensino remoto se consolidou. Em 2024, 67% dos novos alunos optaram pelo EaD (3,34 milhões), enquanto 33% escolheram o presencial (1,66 milhão). Entre 2014 e 2024, o número de ingressos nos cursos a distância aumentou 360,0%, enquanto nos presenciais houve uma queda de 30,2%.
O Inep notou que o ritmo de crescimento da EaD está desacelerando, passando de 13,4% para 5,6%. Esta variação é atribuída a fatores pós-pandemia e às novas regras do Ministério da Educação (MEC), que criaram a categoria semipresencial e vetaram o EaD em carreiras que exigem grande carga prática, como Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia.
Matrículas por Grau Acadêmico: A Predominância do EaD em Licenciaturas e Tecnológicos
O Censo 2024 destacou que o EaD domina a oferta em áreas específicas, sinalizando uma forte migração:
• Cursos Tecnológicos: Representam 20,2% do total de matrículas de graduação. 82,6% das matrículas nesses cursos já são a distância, percentuais que estavam invertidos em 2014. O aumento das matrículas EaD no grau tecnológico cresceu 341,3% entre 2014 e 2024.
• Licenciaturas: Representam 16,9% do total de matrículas. 68,5% das matrículas nesses cursos são a distância. Apenas 31,5% das matrículas em licenciaturas são presenciais. O Bacharelado continua concentrando a maior parte das matrículas totais.
Os Cursos Mais Procurados e a Distribuição por Modalidade
O Brasil ofertava 11.297 opções de cursos superiores em 2024. Entre os 10 cursos de graduação com maior número de estudantes matriculados no país:
Posição | Curso | Nº de Matrículas em 2024 | Liderança na Modalidade |
1 | Pedagogia | 887.695 | Mais estudantes na EaD |
2 | Administração | 653.126 | Mais estudantes na EaD |
3 | Direito | 652.996 | Mais estudantes no Presencial |
4 | Enfermagem | 478.008 | – |
5 | Sistemas de Informação | 420.479 | Mais estudantes na EaD |
6 | Psicologia | 375.574 | Mais estudantes no Presencial |
7 | Contabilidade | 322.837 | – |
8 | Educação Física | 303.939 | – |
9 | Medicina | 283.594 | Mais estudantes no Presencial |
10 | Fisioterapia | 227.223 | – |
Qualidade e Desafios: O Preço da Expansão
Apesar do sucesso em ampliar o acesso, a expansão do EaD levanta questões sobre a qualidade e a retenção de alunos, especialmente na rede privada, onde a modalidade está concentrada.
1. Concentração na Rede Privada
O avanço da EaD é majoritariamente um fenômeno do setor privado:
• 95,9% das matrículas em cursos a distância se concentram na rede privada.
• A rede privada detém 79,8% do total de matrículas de graduação no país.
• A expansão da EaD favoreceu grandes grupos privados. A EaD está massivamente concentrada em IES com sede em quatro estados (Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro), que reúnem 88% da matrícula a distância.
2. Evasão Acima da Média
A taxa de evasão (aluno não vinculado em qualquer curso no ano subsequente) na modalidade EaD é significativamente maior do que no presencial:
• Taxa de Evasão na EaD (2023-2024): 24,1%.
• Taxa de Evasão no Presencial (2023-2024): 9,5%.
• A evasão na rede privada (19,9%) é muito superior à taxa da rede pública (8,0%).
Em um acompanhamento da trajetória dos estudantes ingressantes em 2015, após 10 anos de curso (coorte 2015-2024), a Taxa de Desistência Acumulada na modalidade EaD é de 65%, enquanto no presencial é de 47%.
3. Razão Aluno-Docente e Qualificação do Corpo Docente
A disparidade mais crítica na EaD se manifesta na Razão Aluno-Docente, especialmente na rede privada:
Rede | Modalidade | Razão Aluno-Docente em 2024 |
Privada | EaD | 170 alunos por docente |
Privada | Presencial | 53 alunos por docente |
Pública | EaD | 10 alunos por docente |
Pública | Presencial | 12 alunos por docente |
Em relação à formação:
• A maioria dos docentes de cursos presenciais é composta por Doutores (63,7%).
• Na modalidade EaD, a maior parte é de Mestres (46,0%).
Regulação e Perspectivas Futuras
Diante da expansão e dos desafios de qualidade, o Inep e o MEC reforçaram o arcabouço de avaliação e regulação. O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou que 2025 marcou um avanço na avaliação com a realização inédita de dois exames:
1. Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
2. Prova Nacional Docente (PND).
A partir de 2026, as condições de oferta de todos os cursos passarão a ser avaliadas anualmente. Além disso, haverá a análise de polos presenciais, inicialmente por meio de estratégias amostrais. O Censo da Educação Superior, juntamente com essas novas iniciativas, compõe o arcabouço fundamental para a regulação e avaliação da qualidade da educação superior no Brasil.