Curso A Gestão Democrática em Ação: Curso Para Gestores da RME de Curitiba

31 de agosto de 2023

Curso A Gestão Democrática em Ação: Curso Para Gestores da RME de Curitiba

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Professora Andrea Caldas durante aula de abertura do curso,

A Prosa Nova EduCultTech é a empresa escolhida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio de processo licitatório, para desenvolver e executar a formação A Gestão Democrática em Ação: Curso Para Gestores da RME de Curitiba.

Ao longo de 10 encontros, presenciais e on-line, cerca de 500 profissionais da rede pública participarão de aulas, que serão ministradas por professores que são referência em seus campos do conhecimento, que debaterão temas que viabilizam uma gestão democrática e participativa.

Os dois últimos encontros foram dedicados à apresentação dos cases das escolas participantes do projeto.

Aula 1 – Professora Andrea Caldas – 14 de setembro – Presencial

A professora Andrea Caldas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ministrou a aula inaugural do curso A Gestão Democrática em Ação no dia 14 de setembroi. Tratando do tema “Gestão democrática e as políticas sociais”, a aula debateu o papel dos gestores na construção de um ambiente escolar capaz de transformar o estudante.

Por isso, o encontro colocou em discussão a função social da escola, bem como os eixos norteados das práticas educacionais, como a Constituição de 1988 e a LBD. A professora abordou, de forma transversal, essas bases legais em âmbito nacional e local, construindo assim um itinerário do saber.

Aula 2 – Professora Rita Turmann – 19 de setembro – on-line

No inspirador encontro do dia 19 de setembro, a dedicada professora Rita Turmann, representando a Uninter, desempenhou com maestria a segunda aula do curso intitulado “A Gestão Democrática em Ação: Curso Para Gestores da RME de Curitiba”. Essa iniciativa é conduzida pela Prosa Nova EduCultTech, e sua proposta é mais do que um mero curso; é uma jornada colaborativa de aprimoramento educacional.

O tema central desta aula foi a avaliação e seu impacto crucial na formação dos estudantes. Com profundidade e expertise, a professora Turmann guiou os participantes por uma reflexão significativa sobre o papel da avaliação no processo educacional. Este foi um momento enriquecedor, caracterizado pela partilha de experiências entre os gestores, criando um espaço valioso de aprendizado mútuo.

Nesse ambiente de troca, surgiram não apenas insights valiosos, mas também estratégias e ações inovadoras voltadas para o desenvolvimento integral dos jovens e crianças. A gestão democrática, permeada por essa atmosfera colaborativa, revela-se como um alicerce sólido para a construção de práticas educacionais que verdadeiramente atendem às necessidades e potenciais dos alunos. Este curso não apenas capacita gestores, mas inspira uma abordagem transformadora na educação, destacando-se como um exemplo de como a união de conhecimento e experiência pode moldar o futuro da educação em Curitiba.

Aula 3 – Professora Renata Quani – 26 de setembro – on-line

Na terceira aula do estimulante curso “A Gestão Democrática em Ação”, ministrado de maneira remota, a competente professora Renata Quani assumiu o protagonismo para explorar um tema crucial: o currículo escolar. Durante toda a manhã, ela guiou uma discussão profunda e reflexiva com gestores e gestoras da Rede Municipal de Educação de Curitiba, explorando as intrincadas possibilidades e desafios inerentes à criação de uma escola verdadeiramente preparada para formar estudantes aptos a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

A atmosfera de aprendizado colaborativo permeou a discussão, proporcionando um espaço valioso para a troca de ideias e experiências entre os participantes. A professora Quani não apenas abordou os elementos tangíveis do currículo, mas também explorou seu papel na formação integral do estudante, destacando a importância de uma educação que vá além da transmissão de conhecimentos, abraçando a formação de habilidades, valores e uma visão crítica do mundo.

Esse encontro remoto, ao explorar as intricadas nuances do currículo, não apenas suscitou questões fundamentais, mas também inspirou estratégias inovadoras para a construção de uma abordagem educacional mais alinhada com as demandas da sociedade contemporânea. A gestão democrática, como demonstrado nesse curso, não apenas capacita, mas instiga a reflexão e a ação, pavimentando o caminho para uma educação mais inclusiva, dinâmica e preparada para os desafios do século XXI.

Aula 4 – Professora Renata Quani – 03 de outubro – on-line

A quarta aula, repleta de insights valiosos, teve a honra de receber novamente a experiente professora Renata Quani como guia, abordando temas cruciais como currículo e avaliação. Este encontro, dedicado a aprofundar ainda mais a compreensão desses elementos fundamentais da educação, proporcionou um espaço de diálogo profundo e construtivo entre os participantes.

Ao longo de toda a sessão, a professora Quani não apenas compartilhou seu conhecimento aprofundado sobre currículo, mas também incentivou discussões dinâmicas sobre como construir um currículo que verdadeiramente transforme a experiência educativa dos estudantes. Os gestores da Rede Municipal de Educação de Curitiba foram desafiados a considerar estratégias inovadoras que transcendem a abordagem tradicional, visando uma educação mais envolvente e significativa.

Além disso, a questão crucial da avaliação foi explorada em detalhes, destacando-se como um instrumento vital para compreender o progresso e as necessidades dos estudantes. A professora Quani compartilhou insights sobre estratégias de avaliação que vão além da simples mensuração de conhecimentos, buscando também compreender o desenvolvimento de habilidades, atitudes e o impacto emocional na jornada educacional.

Assim, a quarta aula não apenas abordou pontos-chave sobre currículo e avaliação, mas também proporcionou um espaço de reflexão e colaboração, estimulando os gestores a repensarem suas práticas educacionais. A gestão democrática, aliada a uma abordagem inovadora, continuou a ser a tônica desse curso transformador, moldando uma visão mais dinâmica e centrada no estudante para a educação em Curitiba.

Aula 5 – Professora Dinamara P. Machado – 09 de outubro – on-line

Na dinâmica segunda-feira de 9 de outubro, a experiente professora Dinamara P. Machado desempenhou com maestria o papel de instrutora na quinta aula do cativante curso “A Gestão Democrática em Ação”, meticulosamente desenvolvido pela Prosa Nova em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.

Durante esse encontro transformador, a professora conduziu uma discussão envolvente sobre o currículo e as instâncias de poder que o permeiam. Explorando com profundidade as intencionalidades de construir uma cidade educadora, ela destacou como esse propósito reverbera nos corredores das escolas, considerando as diversas realidades e desafios encontrados em ambientes educacionais diversos.

O vídeo, que registra trechos dessa aula inspiradora, oferece um vislumbre da riqueza das discussões que ocorreram. A professora Machado, com sua expertise e paixão pelo ensino, guiou os participantes por uma jornada de reflexão e descoberta, estimulando-os a considerar como a gestão democrática e a construção de currículos alinhados com as necessidades da comunidade podem se traduzir em uma educação mais inclusiva e significativa.

Essa aula não apenas proporcionou uma análise profunda dos conceitos abordados, mas também catalisou ideias e estratégias inovadoras para fortalecer a abordagem educacional nas escolas de Curitiba. A gestão democrática, como evidenciado nesta quinta aula, não é apenas um conceito, mas sim uma prática transformadora que molda o presente e o futuro da educação na cidade.

Aula 6 – Professora Danielle Martins – 17 de outubro – on-line

Ao conduzir a discussão envolvente sobre “Estratégias para o Ensino: Material Didático, OTP e Recomposição de Aprendizagem”, a professora Danielle Martins proporcionou uma manhã rica em insights e reflexões. Ao longo desse encontro, ela não apenas abordou a relevância essencial do material didático, mas também destacou a necessidade crucial de explorar recursos e estratégias que conduzam a uma aprendizagem efetiva.

A professora Martins mergulhou fundo na análise do material didático, ressaltando não apenas sua função tradicional, mas também sua capacidade de ser uma ferramenta adaptável e dinâmica. A discussão se estendeu para a compreensão do OTP (Organização do Trabalho Pedagógico), revelando-o como um elemento-chave na otimização do processo educacional. Foi enfatizada a importância de criar um ambiente pedagógico que vá além da transmissão de informações, procurando proporcionar experiências educacionais enriquecedoras e adaptadas às necessidades individuais dos estudantes.

No contexto da recomposição da aprendizagem, a professora Danielle Martins explorou estratégias inovadoras para lidar com lacunas no conhecimento, incentivando uma abordagem mais inclusiva e personalizada. A manhã de debates não apenas esclareceu conceitos e técnicas, mas também estimulou os participantes a pensarem criativamente sobre como construir uma aprendizagem significativa e duradoura.

Essa discussão abrangente sobre estratégias educacionais revelou-se não apenas informativa, mas também inspiradora. A professora Martins, ao compartilhar sua experiência e conhecimento, não apenas capacitou os gestores, mas também impulsionou uma mentalidade inovadora em relação ao ensino. A gestão democrática, evidenciada nesse curso, demonstra continuamente seu poder transformador, moldando uma visão mais dinâmica e centrada no aluno para a educação em Curitiba.

Aula 7 – Professora Cristiane Arns – 24 de outubro – on-line

Na sétima aula, a talentosa professora Cristiane Regina Arns de Oliveira assumiu o protagonismo ao abordar o cativante tema “Cidades Educadoras: Educação Familiar, Escola e Comunidade”. Esse passo é fundamental na trajetória de construção de uma educação mais democrática, centrada na formação de cidadãos globais.

Ao longo da aula, a professora Arns de Oliveira mergulhou nas complexidades e interconexões entre a educação familiar, a escola e a comunidade. Essa abordagem holística reconhece a importância de envolver não apenas os educadores, mas também os pais e membros da comunidade no processo educacional. A interação dinâmica entre essas instâncias é vital para moldar uma educação que vá além das paredes da sala de aula, alcançando o cotidiano e as experiências de vida dos alunos.

A discussão envolveu não apenas a teoria, mas também exemplos práticos de como as cidades podem se transformar em ambientes educativos. Ao considerar a educação como uma responsabilidade compartilhada, a professora Arns de Oliveira inspirou os participantes a explorarem estratégias colaborativas que fortaleçam os laços entre família, escola e comunidade.

Essa aula não apenas contribuiu para uma compreensão mais profunda das interações educacionais, mas também representou um marco essencial na promoção de uma abordagem educacional verdadeiramente aberta, participativa e global. A gestão democrática, manifestada através desses cursos, continua a trilhar um caminho que não apenas capacita gestores, mas também inspira a transformação do panorama educacional, visando a formação integral de cidadãos conscientes e participativos.

Aula 8 – Professora Kátia Soares – 31 de outubro – on-line

No último encontro on-line, a professora Kátia Soares discutiu um tema fundamental: “A Equipe Gestora e A Formação Continuada dos Profissionais da Escola Pública”. Este encontro promete ser um catalisador essencial para o desenvolvimento contínuo dos educadores e, por consequência, para a construção de uma gestão escolar mais participativa e eficaz.

Ao explorar a dinâmica da equipe gestora, a professora Soares certamente oferecerá insights valiosos sobre a importância de uma liderança educacional sólida no contexto da formação continuada. A formação dos profissionais da escola pública é uma peça-chave no quebra-cabeça da educação de qualidade, e este encontro visa não apenas discutir os desafios enfrentados pela equipe gestora, mas também apresentar estratégias práticas para aprimorar a formação profissional.

A participação ativa e envolvimento da equipe gestora são cruciais para o sucesso do processo educacional. A professora Soares, com sua experiência e conhecimento, certamente inspirará os participantes a adotarem práticas inovadoras que promovam uma formação continuada mais eficaz. Este encontro não apenas contribuirá para a formação dos estudantes, mas também servirá como um alicerce para uma gestão escolar mais dinâmica e participativa, refletindo os princípios da gestão democrática.

Fotos das aulas EaD

Depoimentos dos cursistas

Liza Claudia Dala Nora
Diretora – EM CEI Érico Veríssimo

“Excelentes contribuições sobre Gestão. Assuntos infinitamente pertinentes e que sempre rendem muitas provocações e reflexões.”

Elisangela Cristina Dolato
Diretora – Escola Municipal Rio Negro

“O curso contribuiu ricamente para reflexão e resignificação da minha prática gestora.”

Lindamara Mazetto Gusmão
Diretora – Escola Municipal Prefeito Linneu Ferreira do Amaral

“O projeto foi gratificante e me fez refletir sobre o fazer a gestão. Como podemos e precisamos deste tempo longe da unidade para vê-la efetivamente de outro prisma. Pensar na gestão compartilhada e voltar com novas metas novos objetivos que surgem da partilha com outras unidades. Gratidão por todo aprendizado.”

Adriano Borecki
Diretor – EM CEI do Expedicionário

“Através do curso, organizamos um norteador em nossa unidade com as metas estabelecidas. Uma escola mais equânime, propicia a aceitação do próximo, ao auxílio aos nossos pares na aprendizagem, escola focada no aprender de todos no seu tempo e espaço.”

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