MEC realiza reunião técnica preliminar sobre PNLD – Educação Infantil

29 de janeiro de 2024

MEC realiza reunião técnica preliminar sobre PNLD – Educação Infantil

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O Ministério da Educação (MEC) está dando início a uma etapa crucial para o desenvolvimento do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) destinado à Educação Infantil. A reunião técnica preliminar tem como propósito fornecer os fundamentos essenciais para a formulação do edital, abrangendo tanto a concepção teórico-pedagógica quanto a estrutura do material a ser adquirido pelo programa. O edital, previsto para ser lançado ainda este ano, desempenha um papel vital ao subsidiar a seleção das obras que serão entregues às escolas em 2026.

O PNLD, enquanto programa, visa assegurar o fornecimento sistemático, regular e gratuito de materiais didáticos e de apoio à prática educativa. Seu alcance se estende aos estudantes, professores e gestores de escolas públicas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, dentro de um ciclo contínuo de atendimento.

O encontro teve a presença da professora Patricia Corsino, referência na área e responsável pela coordenação de grupos de estudo sobre o tema. Ela destaca alguns princípios orientadores para a educação infantil, colocando a criança no centro do processo. Defende a abordagem artesanal na educação infantil, enfatizando a importância de articular as experiências do saber da criança com o patrimônio artístico e cultural. A ampliação dos horizontes de referência é um ponto crucial, buscando criar escolas que acolham as indagações das crianças.

Corsino ressalta a relevância do livro adequado para crianças, destacando que este deve mostrar diferentes perspectivas de mundo, permitindo que a criança se veja na obra. A ideia de exercitar a alteridade é fundamental, provocando a reflexão sobre quem é o outro que se aproxima ou se afasta do que a criança já conhece. Ela cita Cândido ao afirmar que a literatura é um direito, sublinhando a importância de incorporar a fabulação no processo educativo.

Dentro desse contexto, dois objetos específicos ganham destaque. O primeiro refere-se às obras literárias e informativas, enquanto o segundo engloba obras de referência, apresentadas em formato impresso e em volume único. Esses objetos constituem peças-chave na construção de um PNLD que atenda não apenas às necessidades pedagógicas, mas também às demandas de um ensino que promova a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento integral das crianças.

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