
Professores do ensino médio que estão participando da escolha dos materiais do PNLD 2026 devem ficar atentos: a seleção este ano será feita por área do conhecimento, conforme o novo modelo proposto pelo Ensino Médio reformulado. Uma dessas áreas é Educação Digital, que aparece pela primeira vez no catálogo do PNLD — e exige um olhar atento de quem vai escolher.
Diante dessa novidade, faz todo o sentido optar por um material produzido por quem realmente entende do assunto. A Prosa Nova EduCultTech é a única editora selecionada no PNLD 2026 com foco exclusivo em educação e tecnologia. Atuamos há mais de dez anos no desenvolvimento de projetos educacionais e culturais com uso estratégico de tecnologias. Foram dezenas de iniciativas em escolas, redes públicas, eventos de formação docente e produção de conteúdos digitais. Por isso, nos definimos como uma EduCultTech — uma editora e produtora de soluções que integram Educação, Cultura e Tecnologia.
Nosso material didático ConsciêncIA: uma jornada pela educação digital foi construído a partir dessa trajetória, com base nas competências digitais previstas na BNCC, e pensado para ser viável em diferentes realidades escolares.
O que é Educação Digital e por que ela entrou no PNLD?
A Educação Digital é o conjunto de conhecimentos e práticas que ajudam os estudantes a compreender, de forma crítica, ética e segura, o mundo digital em que estão inseridos. Isso inclui desde o uso consciente das redes sociais até o entendimento de como funcionam algoritmos, inteligência artificial, linguagem de programação, segurança de dados e cidadania digital.
Essa exigência surge da própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2018, que define a competência geral número 5 como a necessidade de usar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética. A regulamentação mais específica veio com a Resolução CNE/CEB nº 1/2022, do Conselho Nacional de Educação, que torna obrigatória a presença da Computação como conteúdo curricular na Educação Básica, dentro da área de Matemática e suas Tecnologias.
Com base nessa normativa, o Ministério da Educação passou a incluir a Educação Digital como uma área específica no PNLD 2026, com critérios próprios de avaliação. Isso representa um passo importante para alinhar a escola com os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo.

Quem escreveu o conteúdo?
Os autores do ConsciêncIA são professores com sólida atuação na rede pública e na formação docente:
Wanderley Marcílio Veronez é licenciado em Física e Pedagogia, mestre em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e autor de materiais didáticos. Com mais de 10 anos de experiência em sala de aula no ensino médio, atua na formação de professores e no desenvolvimento de propostas pedagógicas que integram tecnologia e experimentação. Especialista em robótica educacional com kits Lego e Arduino, é autor do volume Automatização de Experimentos de Física Moderna com o Kit Lego NXT Mindstorms pela UEPG. Também orientou equipes premiadas em torneios de robótica educacional.
Ana Caroline Pscheidt também é licenciada em Física e Pedagogia e mestre em Ensino de Física pela UEPG. Com sólida experiência em sala de aula, atua na produção de materiais voltados à Robótica Educacional, Cultura Maker e Educação Digital. Foi orientadora de projetos premiados na FEBRACE, como o “EcoBrick” e o “Wood Hero”, que exploram soluções sustentáveis com foco em inovação e tecnologia. É coautora do volume Estudando Astronomia, Aprendendo Física, publicado pela UEPG, e contribui com iniciativas de formação docente voltadas ao uso pedagógico da tecnologia.
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O material dialoga com a realidade das escolas públicas?
Sim — e esse é um dos grandes diferenciais do ConsciêncIA. Nosso material foi pensado para ser acessível, prático e conectado com a vida dos estudantes. Entre os pontos fortes, destacamos:
Feito por quem vive a escola pública
O ConsciêncIA foi criado por professores com vivência concreta nas redes públicas. Por isso, considera a diversidade de contextos e limitações de infraestrutura, inclusive em escolas sem laboratório de informática. As atividades desplugadas garantem que todos os estudantes tenham acesso ao conteúdo.
Conectado à BNCC e ao Novo Ensino Médio
O material cumpre integralmente as diretrizes da BNCC e do PNLD 2026, com temas essenciais como ética na internet, redes sociais, algoritmos, inteligência artificial e programação. Trabalha a educação digital de forma crítica e prática, preparando os estudantes para o mundo do trabalho e da cidadania digital.
A abordagem é acessível para professores que não são da área de exatas?
Sim. Esse foi um dos principais cuidados na elaboração do material. Sabemos que muitos professores de outras áreas assumirão o componente de Educação Digital. Por isso, estruturamos o conteúdo com linguagem clara, explicações passo a passo e propostas que não exigem conhecimento prévio em computação.
Flexível para qualquer carga horária
O ConsciêncIA pode ser utilizado em diferentes formatos: em projetos interdisciplinares, em componentes eletivos ou até em atividades pontuais. Ele se adapta à carga horária disponível e permite que o professor escolha o caminho mais viável para sua escola, sem perder profundidade ou coerência pedagógica.
A escolha de um material didático não precisa seguir o tamanho da editora. Precisa seguir a qualidade da proposta. No caso da Educação Digital, contar com um material feito por quem entende do assunto faz toda a diferença.