Prazo para escolha das obras do Objeto 2 do PNLD acaba dia 6 de novembro

30 de outubro de 2023

Prazo para escolha das obras do Objeto 2 do PNLD acaba dia 6 de novembro

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O prazo para a escolha de obras literárias da Educação Infantil do Objeto 2 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) termina no dia 06 de novembro. Até lá as escolas públicas cujas Secretarias de Educação tenham ao programa e também as instituições particulares conveniadas ao poder público poderão escolher os livros que irão integrar o seu itinerário de ensino para 2024.

Outro ponto importante: a escola poderá escolher os acervos que desejar para uso na biblioteca ou espaço para leitura, considerando que cada acervo – são 23 no total – tem entre 45 e 55 obras. Para saber como realizar a escolha das obras, consulte o guia neste link.

O que é o Objeto 2 do PNLD?

O Objeto 2 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) consiste em uma composição de obras didáticas organizadas por áreas do conhecimento, juntamente com obras específicas. Estas últimas têm a finalidade de aprofundar abordagens específicas, oferecendo materiais complementares em relação ao conteúdo apresentado nas obras por área do conhecimento. O objetivo principal é fomentar o desenvolvimento de competências adicionais, sempre em sintonia com as competências gerais, temas contemporâneos e as culturas juvenis, conforme delineado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Essas obras específicas são subdivididas em três categorias:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Ciências Humanas e Sociais em integração com a Matemática.

Cada conjunto de obras específicas engloba tanto o livro do estudante quanto o manual do professor, apresentados juntos em um único volume reutilizável para cada área. Além disso, há uma componente digital que inclui videotutoriais direcionados aos professores. No caso da coleção de Língua Inglesa, são disponibilizadas coletâneas de áudios destinadas tanto aos alunos quanto aos professores.

O que é o PNLD?

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), uma iniciativa pioneira no contexto educacional brasileiro, exerce um papel de destaque ao promover a distribuição e o acesso a materiais didáticos de qualidade para as escolas públicas de todo o país. Através de uma trajetória marcada por aprimoramentos e adaptações, o PNLD tem se estabelecido como um dos pilares fundamentais para a melhoria da educação no Brasil.

O PNLD emerge como resposta a um desafio fundamental enfrentado pelo sistema educacional brasileiro: a carência de recursos didáticos consistentes e uniformes em todas as regiões do país.

Criado em 1985, o programa surge como parte de uma estratégia abrangente para elevar a qualidade do ensino, assegurando que cada aluno, independentemente de sua localização geográfica ou condição socioeconômica, possa acessar materiais educativos dignos. Desde sua criação, o PNLD passou por diversas reformulações, visando alinhar-se às evoluções curriculares, tecnológicas e pedagógicas.

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