Computação na Educação Básica: a Educação Digital agora está no PNLD

15 de maio de 2025

Computação na Educação Básica: a Educação Digital agora está no PNLD

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Se você é gestor educacional, professor do ensino médio ou atua com escolha de materiais didáticos do PNLD 2026, este conteúdo é para você. Pela primeira vez, a Educação Digital integra o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio, trazendo diretrizes oficiais da BNCC e da Resolução CNE/CEB nº 1/2022. Neste cenário, o material ConsciêncIA: uma jornada pela educação digital, da Prosa Nova EduCultTech, se destaca como uma solução completa, prática e atualizada para escolas públicas de todo o Brasil.

A Resolução CNE/CEB nº 1, de 4 de outubro de 2022, marca um avanço importante ao estabelecer as normas para a presença da Computação na Educação Básica, em complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A normativa reconhece a necessidade de desenvolver competências digitais desde os primeiros anos escolares, preparando os estudantes para os desafios de um mundo cada vez mais conectado.

Três Eixos Estruturantes

A resolução orienta a implementação da Computação a partir de três eixos fundamentais:

  1. Pensamento Computacional – desenvolvimento da lógica, da resolução de problemas e da criatividade;
  2. Cultura Digital – uso consciente, ético e crítico das tecnologias;
  3. Mundo Digital – compreensão das implicações sociais, econômicas e culturais das tecnologias digitais.

Esses eixos podem ser trabalhados de forma transversal, integrando-se a outras áreas como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Artes. Além disso, a resolução destaca a possibilidade de desenvolver essas competências por meio de atividades desplugadas, o que torna sua aplicação viável mesmo em escolas sem infraestrutura tecnológica completa.

A Realidade do Ensino Médio Público

Apesar do avanço das diretrizes, a realidade do ensino médio público no Brasil ainda é marcada por desigualdades estruturais. Muitas escolas enfrentam dificuldades como:

  • Falta de laboratórios de informática ou equipamentos atualizados;
  • Conectividade limitada ou inexistente;
  • Professores ainda não formados para lidar com os conteúdos de Computação e Cultura Digital;
  • Sobrecarga curricular e ausência de materiais específicos.

Nesse cenário, é comum que o componente de Computação seja interpretado apenas como uso de tecnologia em sala, o que não contempla as competências previstas na BNCC e na Resolução de 2022. É urgente apoiar essas redes com materiais acessíveis, formações específicas e soluções que considerem as condições reais das escolas públicas brasileiras.

A Educação Digital no PNLD pela Primeira Vez

Pela primeira vez na história do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a Educação Digital passou a integrar oficialmente o currículo do Ensino Médio. Isso representa um marco para as escolas públicas, que agora têm acesso a materiais estruturados para trabalhar essas competências de forma planejada.

Entre os materiais selecionados está “ConsciêncIA: uma jornada pela educação digital”, da Prosa Nova EduCultTech, único material do PNLD desenvolvido por uma editora especializada em educação e tecnologia. O livro foi aprovado com o código 0163 P26 01 01 201 813 e oferece uma abordagem prática, acessível e atualizada sobre temas como:

  • redes sociais e algoritmos;
  • programação (em blocos e Python);
  • inteligência artificial e pensamento computacional;
  • ética digital, privacidade e desinformação.

Além de textos claros e atividades reflexivas, “ConsciêncIA” apresenta projetos interativos que estimulam o protagonismo dos estudantes, conectando a teoria à realidade digital em que vivem.

PNLD 2026 Ensino Médio Educação Digital Categoria 1

Oportunidades para Parcerias

A implementação efetiva dessa nova diretriz ainda é um desafio. Por isso, parcerias entre redes públicas e o setor privado são estratégicas para apoiar a formação docente, oferecer materiais complementares e fortalecer a integração curricular. A Prosa Nova EduCultTech está pronta para contribuir com soluções inovadoras e acessíveis, tanto para a escola pública quanto para a iniciativa privada.

Conclusão

A Resolução CNE/CEB nº 1/2022 e a chegada da Educação Digital ao PNLD 2026 inauguram um novo capítulo na educação brasileira. O desafio agora é transformar diretrizes em realidade — com equidade, recursos e formação. Materiais como “ConsciêncIA” (código 0163 P26 01 01 201 813) são peças-chave nesse processo, promovendo inclusão digital com consciência crítica, criatividade e cidadania.

Prosa News | Newsletter do Grupo Prosa Nova.

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