FAS: apostila de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

30 de abril de 2024

FAS: apostila de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Material é produzido por profissionais da área e altamente capacitados.

A Prosa Nova EduCultTech foi a empresa escolhida para produzir o material que irá orientar as atividades de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para a Fundação de Assistência Social (FAS) de Curitiba. A apostila, que contemplará todas semanas do ano, será composta por um aporte teórico e atividades práticas para que sejam experenciadas pelos grupos atendidos pelos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da capital paranaense.

Outro ponto importante é que o material desenvolvido pela Prosa Nova, criado por profissionais capacitados da área do Serviço Social, irá abraçar temas de valorização do indivíduo, questões práticas do dia a dia – como o uso consciente das redes sociais e da internet – e também a importância do cuidado coletivo.

Além do desenvolvimento do material, a Prosa Nova entregou 150 exemplares impressos da apostila, que serão utilizados por técnicos dos CRAS em toda Curitiba no atendimento à população idosa. Esse material é mais do que um conjunto de atividades: é uma ferramenta de fortalecimento de vínculos, de cuidado e de valorização da pessoa idosa em sua integralidade.

A apostila está estruturada em eixos que estimulam a convivência, o autoconhecimento e o envelhecimento com qualidade. No campo “Conviver, aprender e crescer”, por exemplo, o foco está na construção de vínculos por meio de histórias de vida e trocas significativas. Já em “Planejamento pessoal, familiar e financeiro”, trabalhamos metas, autonomia e organização da vida cotidiana. Também podemos citar o módulo “Corpo em Foco” trata da saúde física, enquanto “Harmonia Mente e Bem-Estar” propõe o cuidado com a saúde mental.

No material, abordamos temas como memória, alimentação saudável, raciocínio lógico e destreza manual, bem como questões centrais para a mulher idosa, como o bem-estar, os direitos e a importância da rede de apoio. Há capítulos voltados à expressão artística, cidadania, participação comunitária, geração de renda, uso seguro da tecnologia, e até mesmo à criação de histórias, teatro e escrita criativa.

O que é FAS?

A Fundação de Ação Social (FAS) em Curitiba tem como principal missão coordenar e aplicar as políticas de assistência social no município, visando proteger famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade. Sua criação e competências foram estabelecidas pela Lei Ordinária Nº. 7671/1991, que transformou a antiga Fundação de Recuperação do Indigente – Frei, dando origem à FAS. Com essa mudança, a FAS passou a gerenciar a assistência a pessoas com deficiência, bem como a política voltada para crianças e adolescentes, com exceção das unidades educacionais, que ficaram sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Educação.

Ao longo dos anos, houve várias reorganizações administrativas, como a criação da Secretaria Municipal da Criança em 1991 e posterior transferência de suas competências para a FAS em 2003. Desde então, a FAS tem seguido as diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e outras regulamentações subsequentes, adaptando-se ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Em 2004, alinhou suas ações com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e em 2005 foi habilitada para a gestão plena de acordo com a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS).

O que é Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é uma política pública brasileira voltada para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social. Ele oferece atividades socioeducativas que visam fortalecer os laços familiares e comunitários, promovendo o desenvolvimento pessoal, social e cultural dos participantes.

Essas atividades são realizadas em grupos, de acordo com faixa etária e interesse dos participantes, e podem incluir oficinas culturais, esportivas, de lazer, de artesanato, entre outras. O objetivo é proporcionar espaços de convivência saudável, troca de experiências e aprendizado, contribuindo para o desenvolvimento integral das pessoas atendidas e para a prevenção de situações de risco social. O SCFV é coordenado e executado pelos municípios em parceria com organizações da sociedade civil, como associações, ONGs e instituições religiosas.

Prosa News | Newsletter do Grupo Prosa Nova.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.