O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é uma ação do governo brasileiro Ele tem como principal objetivo avaliar e distribuir livros didáticos, pedagógicos e literários, de forma universal e gratuita. A escolha deve ser feita pelas escolas até o dia 18 de novembro de 2022. (clique aqui para acessar o catálogo e o sistema).
Os materiais são direcionados para as escolas públicas das redes de ensino básico e também às instituições de educação infantil sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público. O PNLD é o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira.
Na edição de 2021, o programa contou com o PNLD Literário, que selecionou livros direcionados para os três anos do Ensino Médio. A Prosa Nova Editora tem dois títulos aprovados neste PNLD: Crônicas do Varal da Casa ao Lado (de Luiz Andrioli) e Tarja Branca: o libreto que faltava (de Hélio Leites).
As obras contêm temas aderentes à Base Nacional Comum Curricular, com discussões importantes para a juventude. Além disso, os textos oferecem boa fluidez de leitura, estimulam preciosas reflexões sobre a sociedade, projetos de vida, cultura digital, cidadania e relações sociais.
Os livros vêm acompanhado de:
Manual Digital do Professor
Material elaborado por professores e pesquisadores especialistas em Literatura e Didática da Leitura, com o design instrucional da Prosa Nova Educação, que é o nosso setor especializado em ensino a distância. Este material aborda com profundidade a relação entre o tema das obras e o gênero literário. O texto também analisa como os livros podem contribuir para a formação literária dos estudantes, articula conceitos com outras produções artísticas e fatos da contemporaneidade. O Manual também traz atividades para que os professores possam trabalhar o livro não somente na área de linguagem, mas também nas demais áreas do conhecimento.
Videoaulas
Você contará também com videoaulas roteirizadas por especialistas no tema dos livros e produzidas pelos profissionais da Prosa Nova Educação, a partir de uma experiência sólida em construção de objetos educacionais. Os vídeos contextualizam os autores, as obras, as temáticas abordadas e suas relações com os objetivos da BNCC. Esses materiais também trazem elementos-chave do Manual, assim como propostas de abordagem e sugestões de atividades para serem realizadas em sala e no ambiente extraescolar. Os alunos também contarão com uma videoaula, a qual apresenta um guia introdutório para que a leitura das obras se dê de forma mais plena e contextualizada.
LIVROS APROVADOS NO PNLD LITERÁRIO 2021
Crônicas do Varal da Casa ao Lado
de Luiz Andrioli
CÓDIGO: 0710L21609
SOBRE A OBRA
Um jornalista observa o cotidiano da vizinha do seu local de trabalho por cima de um muro baixo. A vida da moradora é exposta através das roupas colocadas para secar ao sol. Uma relação que amadurece sob as torres de transmissão do bairro que abriga as emissoras de TV e de rádio na capital paranaense. Histórias que discutem a relação de uma moradora prosaica com a tecnologia digital da empresa ao lado, sob a sombra de uma ameixeira.
Categoria: Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos)
Temas: Cultura digital no cotidiano dos jovens
Gênero literário: Crônicas
LUIZ ANDRIOLI
É escritor, jornalista e empresário nas áreas de Educação e Cultura. Diretor de Conteúdo e Negócios da Prosa Nova EduCultTech. Como escritor, tem 5 livros publicados, dentre eles, “Crônicas do varal da casa ao lado (2019). Autor do texto “O Casamento da filha do palhaço”, melhor espetáculo do ano de 2019 no Paraná no Prêmio Gralha Azul. Premiado também na primeira temporada de originais da Grua Livros (2012), com a publicação do livro de contos “O laçador de cães”. Pós-graduado em Gestão Empresarial, em Cinema e Mestre em Letras.
“Seu varal era uma nova história que eu observava e me ajudava a traduzir algo de mim, um tanto dos meus desejos de estar do outro lado, no meio daquele jardim cuidado espontaneamente nas últimas décadas. Parafraseando Balzac, Dona Júlia poderia ser eu”
Trecho do livro
Acesse os recursos digitais
Tarja Branca: o libreto que faltava
de Hélio Leites
CÓDIGO: 0076L21609
SOBRE A OBRA
O poeta Paulo Leminski (1944 – 1989), dizia que Hélio Leites era o “significador de insignificâncias” por conta da busca do artista pelo trabalho com as miudezas da vida.
Tarja Branca fala sobre sentimentos e a importância da palavra, este “remédio do futuro que não vai entrar pela boca, mas sim, pela orelha“, segundo o autor.
Hélio tem uma prosa simples, refinada e cativante. Aborda temas profundos com singeleza e objetividade, levando o leitor a pensar em seu projeto de vida com amor e empatia.
Categoria: Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos)
Temas: Projeto de Vida
Gênero literário: Crônicas
HÉLIO LEITES
É uma figura conhecida na capital paranaense. Há décadas trabalha em uma barraca na Feira do Largo da Ordem, no centro da cidade, onde mantém um espaço que é mais do que um balcão para expor suas criações: trata-se de um pequeno palco de onde é possível ouvir histórias e fábulas a respeito das pequenas peças que produz. Hélio dedica-se a trabalhar com pequenas criações, muitas feitas com palitos de fósforo, tampinhas de garrafa, embalagens vazias reutilizadas e os clássicos botões, uma marca registrada da sua obra. Formado em Economia, trabalhou 25 anos como bancário até a década de 1980. Porém, desde os anos de 1970 desenvolve o trabalho de performer e artista plástico, tendo desde então recebido diversos prêmios em salões e festivais pelo Brasil.
“O que nos resta é transformar a esperança em verbo.
Eu esperanço, tu esperanças…”
Trecho do livro