O projeto Rodas de leitura: discussões sobre a masculinidade na Literatura, criado pela Prosa Nova EduCultTech e viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), é uma iniciativa de sensibilização dos jovens e adolescentes de escolas públicas para uma ressignificação da masculinidade e a criação de uma relação saudável entre os gêneros.
O tema é complexo, mas extremamente necessário para formar, com protagonismo e autonomia, estudantes capazes de propor um novo modo de ver o mundo e interpretar a sua realidade, fazendo a diferença nos ambientes em que estão inseridos. E a Prosa Nova EduCultTech acredita que a Cultura, e aqui a Literatura, é um importante veículo dessa transformação de vidas e perspectivas.
Para os oito encontros, cada um em uma escola e discutindo um livro diferente, o projeto realizou a doação das obras, que passaram a integrar o acervo das instituições.
As rodas de leitura foram conduzidas pelo jornalista e crítico literário Jonatan Silva e pelo psicólogo Everton Vieira, que discutiram importantes obras literárias a partir da perspectiva da masculinidade. São livros clássicos e contemporâneos, de autores brasileiros e estrangeiros, que ajudam a criar um mosaico das muitas formas de entender o lugar do homem na sociedade, desconstruindo valores tóxicos e ultrapassados.
Foram trabalhados os seguintes livros:
- O Vampiro de Curitiba, de Dalton Trevisan
- Um certo capitão Rodrigo, de Erico Verissimo
- 20 mil léguas submarinas, de Júlio Verne
- Dom Casmurro, de Machado de Assis
- O caçador de pipas, de Khaled Hosseini
- O poderoso chefão, de Mario Puzo
- Os prisioneiros, de Rubem Fonseca
- Cai o pano, de Agatha Christie
E os filmes:
- Eu não sou um homem fácil, de Eleonore Pourriat
- Precisamos falar com os homens?, de Ian Leite e Luiza de Castro
Clique nos links para conhecer as páginas de cada roda de leitura, ouvir os podcasts e assistir aos vídeos produzidos.
O processo de repensar e recriar a masculinidade não é mecânico, ao contrário, é uma caminhada que envolve toda a comunidade escolar. Por isso, além dos encontros para debate sobre as obras, o projeto Rodas de leitura: discussões sobre a masculinidade na Literatura também disponibilizou conteúdos adicionais para aprofundamento e ampliação dos olhares sobre o tema, como:
- A criação de vídeos gravados por atores interpretando trechos de cada uma das obras;
- Oficinas de formação para que os professores sejam capacitados para lidar com temas correlatos à equidade entre gêneros;
- Oficinas literárias para os estudantes;
- Edição em áudio das rodas de leitura para veiculação no Prosa Nova Podcast, apresentado pelo escritor e jornalista Luiz Andrioli.
Muito mais que um debate literário, o projeto Rodas de leitura: discussões sobre a masculinidade na Literatura é uma proposta de acessibilidade e mediação cultural, reforçando o seu compromisso da Prosa Nova EduCultTech em fomentar Cultura e Educação por meio das novas tecnologias com inclusão, sustentabilidade e responsabilidade social.
Depoimentos
“Eu acho que o incentivo de ler é algo extraordinário que deve ser muito usado. Eu li o livro “Um Certo Capitão Rodrigo” e eu acho que isso me abriu ferramentas para aprender mais sobre gramática, assuntos do cotidiano como o machismo e que isso torna as pessoas mais evoluídas mentalmente.”
“A proposta do projeto é de grande valia, pois a sociedade passa por momentos difíceis em relação ao papel da mulher na sociedade e também ao aumento de casos de feminicídios no mundo. Trazer um olhar mais atento a estas questões e mostrando aos jovens e adolescentes essa visão diferenciada, com certeza, trará uma atenção maior do assunto para a vida dos estudantes que participaram da roda de conversa.”
“Os objetivos do projeto, trazem leitura de narrativas e relações com a realidade, o que foi ótimo para trabalhar com os alunos. Vi que a parte difícil é trazer a leitura de modo a se transformar em hábito. Trazer o aluno a ler, e entender novos conhecimentos por meio de uma análise de ficção, acaba sendo um desafio no primeiro ano do ensino médio, porém, claramente tivemos retorno muito positivo com aqueles alunos que se dedicaram. Tiveram espaço e tempo para compreender, debater e expressar. A dinâmica do projeto também se mostra uma nova metodologia a ser utilizada.”
“O projeto trouxe uma nova perspectiva de leitura da obra de Jules Verner. As dimensões de olhares para temas atuais se fazem presente e podemos realizar um estudo comparado e Intertextual dentro da disciplina de Literatura.”