5 filmes do Oscar 2023 baseados em livros

13 de março de 2023

5 filmes do Oscar 2023 baseados em livros

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A cerimônia de premiação do Oscar é um dos momentos de maior agitação para quem gosta de cinema. Alguns filmes e atores têm até torcida organizada. O que nem todo mundo se lembra, ou se dá conta, é que muitos longas e curtas-metragens que concorrem ao mais importante prêmio da sétima arte são baseados em livros. Isso mesmo, em livros!

Por isso, a Prosa Nova separou cinco filmes que estiveram no Oscar 2023 e foram adaptados de livros. Dos cinco, quatro foram vencedores em suas categorias, e um ainda irá estrear no Brasil. Será que você já assistiu a algum dos filmes ou já leu um dos livros?

Confira abaixo as sugestões de cinema e de leitura

Entre mulheres (2022)

Direção: Sarah Polley

Elenco: Rooney Mara, Claire Foy, Jessie Buckley

Oscar 2023: vencedor na categoria Melhor Roteiro Adaptado

Baseado em: Women talking, de Miriam Toews

Sinopse: O longa, baseado no livro homônimo de Miriam Toews e inspirado em eventos reais ocorridos na colônia de Manitoba, na Bolívia, segue as mulheres da comunidade religiosa que lutam para conciliar sua fé com a realidade. Em 2010, as mulheres acabam descobrindo um segredo chocante sobre os homens da comunidade que controlaram suas vidas e fé. É tradição da comunidade manter a mulher em um estado sem educação, sem escolaridade e analfabetismo, com o objetivo de ajudá-la a ser totalmente subserviente aos membros masculinos da comunidade e às suas necessidades.


Nada de novo no front (2022)

Direção: Edward Berger

Elenco: Felix Kammerer, Albrecht Schuch, Aaron Hilmer

Oscar 2023: vencedor nas categorias Melhor Trilha Sonora; Melhor Design de Produção; Melhor Filme Internacional; Melhor Fotografia

Baseado em: Nada de novo no front, de Erich Maria Remarque

Sinopse: Em uma adaptação do romance homônimo de Erich Maria Remarque, Nada de novo no front é uma história que segue o adolescente Paul Baumer e seus amigos Albert e Muller, que se alistam voluntariamente no exército alemão durante a Primeira Guerra Mundial, movidos por uma onda de fervor patriótico. Mas isso é rapidamente dissipado quando enfrentam a realidade brutal da vida no front. Os preconceitos de Paul sobre o inimigo e os acertos e erros do conflito logo os desequilibram.


O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo (2022)

Direção: Jon Croker

Elenco: Idris Elba, Tom Hollander, Gabriel Byrne

Oscar 2023: vencedor na categoria Melhor Curta de Animação

Baseado em: O menino, a toupeira, a raposa e o cavalo, de Charlie Mackesy

Sinopse: Adaptação da obra de Charlie Mackesy, o filme conta a história de um menino, uma toupeira, uma raposa e um cavalo iniciam uma amizade inesperada enquanto procuram um lar. Juntos, eles compartilham seus medos, vulnerabilidades, bondade, esperança, amizade e amor. E em sua jornada eles não apenas descobrem os lugares mais bonitos, mas também sua própria beleza pessoal.


Pinóquio (2022)

Direção: Guillermo del Toro, Mark Gustafson

Elenco: Gregory Mann, David Bradley, Ewan McGregor

Oscar 2023: vencedor na categoria Melhor Animação

Baseado em: Pinóquio, de Carlo Collodi

Sinopse: A versão de del Toro é uma releitura sombria do conto de fadas de Carlo Collodi sobre o boneco de madeira que sonha em se tornar um menino de verdade. Situado em 1950, na Itália comandada pelo fascismo, Pinóquio ganha a vida quando seu criador talha a forma de um menino em madeira. Mas essa não é qualquer história que todos estão acostumados a ver sobre o menino travesso de madeira. Ao ganhar vida, Pinóquio terá de encontrar muitas criaturas e personagens, como o trapaceiro Conde Volpe, e até a própria Morte, além de embarcar em um episódio para salvar Geppetto da barriga de um monstro marinho.


The quiet girl (2022)

Direção: Colm Bairéad

Elenco: Catherine Clinch, Carrie Crowley, Andrew Bennett

Oscar 2023: indicado na categoria Melhor Filme Estrangeiro

Baseado em: Foster, de Claire Keegan

Sinopse: Em zona rural e tradicional da Irlanda, 1981. Vivendo em uma família disfuncional, a jovem Cáit é mandada embora para o “lado da família da mãe”. Apesar de ser bem recebida e tratada com carinho, ela acaba descobrindo um segredo.

Inscreva-se na Prosa News, a newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.