A Prosa Nova EduCultTech é uma das três empresas escolhidas para oferecer estágios para os estudantes do curso de Técnico em Turismo para o Colégio Estadual Julia Wanderley, no Batel.
Nesse processo, a Prosa Nova será responsável por oferecer aos estudantes oportunidades de aprofundamento no aprendizado e também de vivência de situações práticas, além de proporcionar um ambiente seguro e de valorização social para os estagiários.
O Termo de Contrato, firmado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED-PR), faz parte das obrigações legais para que o curso seja renovado e possa formar novos estudantes.Além disso, reforça o compromisso da Prosa Nova com a construção de uma sociedade mais plural e com o acesso democratizado à educação.
Colégio Estadual Julia Wanderley
A instituição é uma homenagem à Julia Augusta de Souza Wanderley Petrich (assim mesmo, sem acento), uma educadora paranaense que deixou um legado notável, reconhecido por diversos intelectuais e figuras importantes de sua época.
Nascida em 1874 em Ponta Grossa, PR, Julia foi uma das nove ou dez filhas do casal Souza Wanderley. Sua trajetória educacional começou cedo em Curitiba, onde teve acesso a uma educação de qualidade, destacando-se como aluna do Colégio Curitibano. Aos 16 anos, Julia demonstrou seu engajamento ao liderar um movimento para permitir que mulheres frequentassem presencialmente a Escola Normal do Paraná, tornando-se a primeira mulher matriculada na instituição. Além disso, fundou sua própria escola particular, onde inovou ao ministrar aulas para crianças de ambos os sexos.
Em 1894, após obter seu diploma, Julia se tornou a primeira mulher formada em Curitiba a ser nomeada para o Magistério Público do Paraná, sendo designada para a Escola Tiradentes. Seu casamento com Frederico Petrich não a impediu de se destacar profissionalmente, tornando-se diretora da Escola Tiradentes e membro do Conselho Superior do Ensino Primário do Paraná. Além de sua atuação como educadora, Julia era uma fotógrafa entusiasta, documentando a vida cotidiana de Curitiba e seus arredores. Seu falecimento precoce em 1918 não diminuiu sua influência e legado, sendo lembrada como um modelo de educadora paranaense, cuja crença no poder transformador da educação continua a inspirar gerações.
O que são Técnicos em Turismo?
Técnicos em Turismo são profissionais capacitados para trabalhar no setor do turismo, fornecendo serviços que visam atender às necessidades e expectativas dos turistas. Suas responsabilidades podem incluir a organização de viagens, a elaboração de roteiros turísticos, a prestação de informações sobre destinos turísticos, a promoção de atividades e eventos locais, entre outras tarefas relacionadas à gestão e promoção do turismo.
Esses profissionais geralmente possuem conhecimentos sobre a cultura, história, geografia, e atrativos turísticos de diversas regiões, além de habilidades em comunicação, gestão e atendimento ao cliente.
Prosa Nova no Turismo
Além da atuação na Educação e também na Cultura, a Prosa Nova tem se destacado também pelo desenvolvimento de ações voltadas ao Turismo na capital paranaense como o Acolhimento aos Turistas, em que casais étnicos recebem os visitantes nos parques de Curitiba homenageando a cultura dos povos que formaram a cidade; a gestão administrativa das lojas #CuritibaSuaLinda, que comercializa produtos criados por artistas e artesãos nascidos ou radicados em Curitiba – e que são uma excelente opção de presente ou lembrança para quem visita a capital; a gestão administrativa da Torre Panorâmica, o ponto mais alto das terras curitibanas.
E, por último, a Família Folhas, um dos mais importantes projetos de conscientização para a sustentabilidade no Brasil. Ainda que o foco das ações esteja nas escolas, é possível encontrar a Família Folhas nos parques, praças e pontos turísticos de Curitiba.