Como criar uma rotina de leitura

30 de janeiro de 2023

Como criar uma rotina de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quer criar uma rotina de leitura, e não sabe pode onde começar? A Prosa Nova separou sete dicas, e mais um bônus, para você se tornar um leitor de mão cheia. São sugestões bem simples, e que você pode incorporar ao seu dia a dia com muita facilidade. Vamos a elas, então?

1. Escolha o livro

Pode parecer um pouco óbvio, mas a escolha do livro é fundamental para criar uma rotina de leitura. Busque obras e autores que, realmente, despertem o seu interesse. Sabe aquele livro que você queria ler há muito tempo, mas nunca leu? Pois é, pode ser uma opção.

2. Narrativas curtas

Dê preferência por romances curtos ou livros de contos e crônicas. Optar obras que não são muito longas pode ajudar na criação de um ritmo pessoal de leitura. Dessa forma, você consegue perceber melhor a sua evolução e não se cobra tanto. Quer mais uma dica? Procure por autores locais, isso mesmo, escritores e escritoras da sua região. Pode ser uma maneira muito bacana de conhecer mais sobre a sua cidade ou o seu estado.

3. Carregue o livro com você

Tenha um livro sempre à mão. Quem lê bastante sempre tem um livro na bolsa ou na mochila para momentos de imprevisto. Por que não aproveitar os minutos na sala de espera do médico ou do dentista para colocar a leitura em dia? Ou até mesmo na fila do banco! Para criar o hábito de leitura, é preciso aproveitar as oportunidades.

4. Leia um livro de cada vez

Não bagunce a sua rotina de leitura com vários livros ao mesmo tempo. Leia um livro de cada vez. Saboreie a leitura, aproveite esse momento para desfrutar da história e dos personagens. Lembre-se que a leitura não é uma corrida contra o tempo.

5. Seja curioso

Quando o livro que você estiver lendo tocar em um assunto que você não conhece ou citar palavras cujo significado são um mistério para você, não pense duas procure saber do que se trata. Porém, não interrompa a sua leitura: anote em um caderno, no bloco de notas do seu celular para procurar mais tarde. Assim, você não corre o risco de “ser sugado” pela internet e esquecer o livro que estava lendo.

Essa dica é bem valiosa, afinal, é a melhor maneira de ampliarmos o nosso repertório e descobrirmos coisas e palavras novas.

6. Coloque metas de leitura

Isso mesmo! Crie um cronograma de leitura, estabelecendo prazos e metas. Essa é uma alternativa bem interessante para que você possa se organizar melhor. Entretanto, não se cobre demais caso você se atrase um pouco na leitura. Como já falamos aqui: ler tem que ser prazeroso, e não mais um compromisso.

7. Teste diferentes formatos

Se você está lendo um livro físico, que tal ler o próximo no formato e-book? E vice-versa. Desta maneira, você consegue perceber como a sua rotina e a qualidade de leitura podem se comportar em diferentes formatos. Ah, e não tem problema se você preferir o e-book ao livro físico, certo?

Dica bônus

Participe de grupos de leitura

Quando compartilhamos as nossas leituras e as nossas interpretações sobre o que lemos, conseguimos nos aprofundar nos livros. E, claro, descobrimos, por meio dos colegas de grupo, novos olhares sobre aquilo que lemos. Essa é uma estratégia bem interessante para adquirirmos repertório e visão de mundo, além, é claro, de conhecermos novas pessoas.

E aí, gostou das dicas? Que tal compartilhar com a Prosa Nova a sua rotina de leitura? Fique ligado no nosso blog que sempre teremos novas dicas para deixar a sua leitura tinindo!

Inscreva-se na Prosa News, a newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.