Henrique Rodrigues e Luiz Andrioli conversam sobre romance de formação. O papo aconteceu em 15 de maio de 2022 na 25.ª edição do projeto mensal on-line “Às vezes, aos domingos”.
Os romances de Rodrigues e Andrioli, respectivamente O próximo da fila (2015) e Notícia de Um Naufrágio (2022), apresentam protagonistas em busca de suas identidades e, detalhe, nas duas obras a ausência ou presença do pai desestabiliza o imaginário e a realidade (ficcional) dos personagens.
Em Notícia de Um Naufrágio, o personagem Luiz (mesmo nome do autor) luta contra o destino, que seria aceitar o legado paterno, e torna-se um jornalista de TV (profissão que Andrioli já exerceu). O conflito de Luiz, o personagem de Andrioli, é sobreviver em um contexto em que a ética talvez seja colocada em xeque – há menção a bastidores do universo jornalístico de Curitiba, incluindo sexo, maconha e jabá
.Já O próximo da fila traz um personagem que se torna órfão de pai e, a exemplo de Henrique Rodrigues, vai trabalhar em uma lanchonete, franquia de uma multinacional. Durante essa jornada inicia-se uma irreversível transformação. O protagonista conhece nuances do mundo do trabalho, aprende a conviver com diferentes e a sua solidão tem espaço para melodias e letras da banda Legião Urbana.
Andrioli, autor de 6 títulos, e Rodrigues, já com 20 livros, também devem falar de outras questões e projetos.
O encontro promete! Soma de Ideias, Coalhada Artesanal e Tulipas Negras apoiam a iniciativa cultural.