Rodas de Leitura: Eu não sou um homem fácil

5 de setembro de 2022

Rodas de Leitura: Eu não sou um homem fácil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Este episódio foi gravado com os estudantes do Colégio Estadual Dom Orione, em Curitiba, no dia 12 de agosto de 2022.

A Verdade pelo avesso

Cena do filme Eu não sou um homem fácil.

Por Jonatan Silva

Como parte do projeto Rodas de Leitura: discussões sobre a masculinidade na literatura, os estudantes do Colégio Dom Orione – que participaram do debate sobre Dom Casmurro, de Machado de Assim – receberam a exibição do filme Eu não sou um homem fácil, de Eleonore Pourriat. Após a projeção, as turmas discutiram sobre os temas abordados no longa. A conversa está disponível no Prosa Nova podcast.

Leia abaixo a crítica do filme, escrita especialmente para este projeto.

Não é de hoje que o cinema francês é desafiador, contestador e subversivo. Jean-Luc Godard e François Truffaut, dois dos nomes mais importantes da sétima arte, encabeçaram a Nouvelle Vague, o movimento das décadas de 1950 e 1960 que recriou o modo de fazer cinema ao redor do globo. O legado dos dois diretores está estampado inclusive no Brasil, sobretudo, pela produção de Glauber Rocha e de outros nomes do chamado Cinema Novo. Eu não sou um homem fácil (2018), longa de Eleonore Pourriat, bem diretamente da fonte contracultural e iconoclasta dos mestres franceses. Explorando o non-sense e o extremo, como A Chinesa (1967), de Godard, ou Jules e Jim (1962), de Truffaut, Pourriat cria um filme ousado e sagaz, que coloca em xeque os valores patriarcais de nosso tempo.

A cineasta usa uma forma bastante simples para falar de algo complexo e perturbador. Damien, um alto executivo, passa a viver em um mundo matriarcal após bater a cabeça. Dominado pela escritora Alexandra, o protagonista se torna vítima de todos os assédios que ele mesmo praticava. Nesse mundo invertido, em que as mulheres não só dominam a sociedade, mas também subjugam os homens, Damien é colocado contra a parede pelos seus próprios valores. O que poderia ser um drama sci-fi, é, pelas mãos de Pourriat, uma comédia cáustica.

O tema não é novo. Truffaut em O Homem que amava as mulheres (1977) já havia explorado as relações tóxicas a partir de um tom absurdista. Claude Chabrol, um dos dínamos da Nouvelle Vague, também havia explorado as dimensões profundas da obsessão em seu drama hitchcockiano Ciúme (1994). O frescor de Eu não sou um homem fácil está na mudança do ponto de vista. Se até àquele momento eram homens discutindo o assunto, agora seria uma mulher a dar as cartas e encampar o debate, o que cria uma potência ainda maior em um assunto tão delicado e sensível.

Prazer e poder

Pourriat faz o exercício fundamental e incômodo de mostrar o que, na maioria das vezes, ninguém quer ver. Damien, um homem abusivo, é colocado cara a cara com o poder que ele mesmo exercia. O seu desconforto é notório. O deleite de Alexandra também – o ponto alto talvez seja a depilação à qual os homens são submetidos. Como se vê, prazer e poder são forças que estão lado a lado, esperando o disparador que irá reger dominado e dominador.

Tal configuração é tão presente e naturalizada que se dá para além das ligações amorosas, sentimentais e sexuais. Se o sonho do oprimido é ser opressor, não é espantoso que o coração do colonizador se torne objeto de devoção. Damien não tenta lutar para conseguir a sua “liberdade”, mas para voltar ao posto que tinha. Era um Don Juan barato, um conquistador inveterado, que chegou a manter um caso com a esposa do melhor amigo – agora também transformado em um “homem belo, recatado e do lar”.

Eu não sou um homem fácil usa os estereótipos de gênero a seu favor. Os clichês estão postos para reforçar o ideal masculino de preservação do ambiente de caça. Nesse quebra-cabeça narrativo, Eleonore Pourriat cria uma comédia naõ só engraçada, mas inversamente verdadeira, que propõe uma reflexão dura sobre o mundo que temos e a sociedade que realmente queremos para as próximas gerações.

Saiba mais

Podcast

https://open.spotify.com/episode/5iTAk8sH3rU27IYYvHsYgF?si=sOS7XTJeRvm5AvHemBDQJw&utm_source=copy-link

Trailer – Eu não sou um homem fácil (2018)

Inscreva-se na Prosa News, a newsletter da Prosa Nova

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Política de Privacidade.