Como cativar o aluno no Ensino a Distância - EAD

Você é professor e já se encontrou no dilema de como engajar seus alunos? Confira a lista abaixo e descubra algumas dicas para vencer esse desafio.

 

 

 

  1. Ambiente Atrativo

Busque criar um cenário atrativo, relacionado ao que está ensinando e aos seus alunos. Isso o envolve e ajuda a cativar sua atenção. Capriche na captação da sua imagem, no vídeo, na iluminação, no seu áudio. São detalhes técnicos que fazem a diferença na recepção dos conteúdos. 

2. Seja dinâmico 

Evite ficar parado e manter o tom monótono durante a aula. Além do seu cenário, é importante deixar a aula dinâmica através de gestos e saber que tom usar a cada momento, variando o ritmo e falando de maneira clara.

Atenção: treine antes. Analise a entonação e se precisa moderar ou aumentar os gestos. 

3. Divirta-se e os divirta também!

Todos gostam de se divertir e por que não usar disso como um aliado na hora da aula?  Você pode contar uma história engraçada, fazer comentários divertidos ou até mesmo usar de memes para exemplificar a matéria, afinal estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. 

4. Plano de aula

Diferencie o plano de aula. Experimente utilizar de outras mídias, conteúdos distintos e atividades interativas. Esteja atento a como os alunos respondem a cada prática, buscando aprimorar sempre seu plano.

5. Além do falar

Busque ilustrar suas ideias e conteúdos. Para isso, há um leque variado de opções que você pode utilizar, como: imagens, vídeos, músicas e muito mais.

Share This
Entre em contato!