7 dicas para tirar o melhor proveito do EAD

Você é um estudante disciplinado e consciente da autonomia que o Ensino a Distância exige? Confira a lista abaixo e se prepare para aprender de um jeito novo e alinhado com os novos tempos.

 

 

 

  1. Rotina
    Embora o EAD permita uma agenda mais maleável de estudos, é interessante determinar horários específicos para isso, assim como um planejamento de curto e médio prazo para cumprir o cronograma do curso. Lembre-se: no EAD o protagonismo do estudante é reforçado, portanto, assuma o controle do seu desenvolvimento. 
  1. Conheça a plataforma
    Lembra quando no primeiro dia de aula na escola sua professora levava você para conhecer toda a escola, onde ficava o banheiro, a secretaria, a cantina, a quadra de esportes, o parquinho etc? No EAD também é necessário conhecer e ter familiaridade com o ambiente de estudo. Procure conhecer e dominar todas as ferramentas do seu curso. Conheça os canais de comunicação, recursos e ambientes onde serão postadas as atividades. 
  1. Evite distrações
    Estudar em casa ou nos horários de folga do trabalho é uma grande facilidade proporcionada pelo EAD. Mas é necessário buscar um ambiente e horários de maior silêncio. Evite televisão ligada, conversas paralelas, redes sociais e aplicativos de mensagens durante as suas aulas. 
  1. Não caia na tentação de achar que o EAD é fácil
    Aprender sem as cobranças presenciais da figura do professor é um desafio e tanto. Essa falsa sensação de liberdade pode colocar a perder seus projetos de desenvolvimento. EAD tem muitas comodidades, mas acredite: não é fácil estudar tendo esse grau de autonomia tão elevado em relação ao presencial. 
  1. A proatividade é fundamental
    Procure manter-se presente nos fóruns de discussão e plantões de tira-dúvidas ao ambiente virtual de aprendizagem. Use os serviços de tutoria, faça perguntas e solicite as orientações que se fizerem necessárias para o seu aprendizado.

     

  2. Mantenha seus equipamentos em ordem e atualizados
    O estudante de EAD deve ter acesso a uma internet de qualidade e computador eficiente. Mantenha em dia as configurações da sua máquina, confira sempre o funcionamento da câmera, do microfone e de outros dispositivos que façam parte da sua rotina de estudos. O funcionamento do seu computador e a velocidade do seu sinal de internet não podem ser fatores de estresse durante o seu período de estudo. 
  1. Cuide do seu corpo
    Procure aliar uma rotina de descanso, atividades físicas, boa alimentação e lazer. Um bom estudante de EAD precisa ter equilíbrio na divisão de tarefas com foco e responsabilidade.  
Como cativar o aluno no Ensino a Distância – EAD

Como cativar o aluno no Ensino a Distância – EAD

      Ambiente Atrativo Busque criar um cenário atrativo, relacionado ao que está ensinando e aos seus alunos. Isso o envolve e ajuda a cativar sua atenção. Capriche na captação da sua imagem, no vídeo, na iluminação, no seu áudio. São detalhes técnicos que...

Estratégias para manter seu conteúdo longe da pirataria

Estratégias para manter seu conteúdo longe da pirataria

     A pirataria digital é quando se dá a distribuição ou comercialização de um conteúdo sem a devida autorização ou de maneira a violar os direitos de quem produziu o material. É algo ilegal, com penalidades previstas em lei. No entanto, a prática de...

Curso online “Literatura 4.0” | Inscrições

Curso online “Literatura 4.0” | Inscrições

Curso online "Literatura 4.0" | InscriçõesOlá pessoal Imformações sobre o a Oficina O critério para a distribuição das vagas terá como base a ordem de inscrição; Temos 30 vagas; Inscrições até 18 de setembro de 2020; Até o dia 19 de setembro de 2020 divulgaremos nesta...

Share This
Entre em contato!