Dicas de como escolher o figurino para sua videoaula

 

 

 

Luz, câmera, cenário, tudo pronto. Mas e o figurino? Como escolher a roupa para gravar sua videoaula? Ela é parte fundamental para a construção do que você quer transmitir e requer atenção na hora da escolha.

Abaixo te damos algumas dicas do que evitar e de como decidir o figurino ideal para seu vídeo.

Feminino

  1. Estampas:

Evite estampas chamativas e florais, elas atraem a atenção e podem distrair o aluno. Listras, poá, xadrez com cores fortes também não são recomendadas, pois podem causar o efeito moiré, que cria a impressão da estampa se mexer.

  1. Decotes e transparências:

Evite decotes profundos e transparências. Decotes sem excesso, no entanto, e bem escolhidos, podem alongar sua silhueta e compor um visual agradável. Transparências podem chamar atenção para a pele e o corpo da professora além do adequado para a correta compreensão da mensagem, então a preferência é evitar.

Tenha em mente que uma videoaula deve manter o estudante focado no conteúdo da disciplina. Elementos visuais que não colaborem com este objetivo, devem ser descartados. 

  1. Acessórios:

Relógios, pulseiras, anéis e demais acessórios são legais para complementar o visual, entretanto deve-se tomar cuidado para que eles não façam barulho durante a gravação, batendo em algum objeto do cenário, na mesa, na bancada do estúdio, ou até mesmo no microfone, por exemplo. Também vale a recomendação de não usar acessórios em demasia. 

No caso de óculos, recomenda-se um mais discreto e de preferência com lente anti reflexo.

  1. Maquiagem e Cabelo:

Procure fazer uma maquiagem discreta, mais dia a dia que ressalte seus traços e retire o brilho da pele. Evite as chamativas e de festa que podem prejudicar a construção visual do seu vídeo.

O cabelo deve estar sempre penteado, evitando fios isolados que podem chamar a atenção. 

Além disso, cuide do brilho e suor durante a gravação, passando um pó sempre que necessário.

As produções profissionais de EAD, em geral, contam com serviço de maquiagem especializado. Se este for o caso, confie no trabalho do ou da profissional. Se você ficar responsável pela sua maquiagem, siga a dica do “menos é mais” e vá para o estúdio ou realize a gravação no ambiente escolhido com uma maquiagem discreta e elegante. 

Masculino

  1. Estampas:

Os homens também precisam estar atentos na hora da escolha. Evite estampas chamativas que podem distrair o aluno. Listras e poá também não são recomendadas, contudo pode-se usar o xadrez caso não seja muito chamativo.

Lembre-se: cuidado com estampas que causem o efeito moiré.

  1. Acessórios:

Relógios e demais acessórios são legais para complementar o visual, entretanto no caso das pulseiras é recomendável que não seja em excesso. Além disso, deve-se tomar cuidado para que não faça barulho durante a gravação, batendo em algum objeto, por exemplo.

No caso de óculos, recomenda-se um mais discreto e de preferência com lente anti reflexo.

  1. Cabelo e Barba:

O cabelo deve sempre estar penteado, evitando fios isolados que chamem a atenção na gravação. Caso possua barba deve-se cuidar para que esteja aparada, caso não possua, procurar fazer a barba um dia antes, mantendo a pele lisa e evitando irritações por conta da lâmina ou barbeador. Sobrancelhas também precisa ser aparadas e penteadas.

  1. Maquiagem:

É recomendável passar um pó da cor da pele para retirar o brilho que pode prejudicar na gravação. Deve-se estar atento ao brilho e suor, a fim de retocar o pó quando necessário.

Dicas gerais para todos

  1. Roupas:

Procure escolher roupas meia estação, evitando roupas pesadas, como as de inverno, e as blusinhas de verão. O estudante não deve perceber se o dia de gravação era de frio ou de calor. Afinal, sua aula poderá ser vista em meses de inverno ou de verão, em lugares quentes ou frios. 

  1. Cores vibrantes:

Evite cores vibrantes, elas podem distrair o aluno e em alguns casos, como o amarelo mais forte e vermelho sangue podem causar um efeito ruim, soar como um ruído de informação. 

Procure saber se a sua gravação no estúdio usará o efeito de Chroma Key, que é quando grava-se em um fundo verde e depois, na edição, insere-se digitalmente imagens no fundo. Neste caso, roupa verde ou azul não são recomendadas.

  1. Enquadramento:

O que vai ser mostrado no vídeo? Ele vai ser da cintura para cima? Corpo inteiro?

Verifique o enquadramento antes de escolher o figurino, observando o que vai aparecer na sua videoaula. É fazendo essa verificação que você vai saber se terá que escolher uma calça específica ou não, por exemplo. Ou se precisa cuidar na hora de escolher os sapatos. 

  1. Paleta:

Se você faz parte de algum projeto educacional, pergunte se há alguma paleta de cores específica a qual a aula faz parte, se houver procure segui-la. 
Veja abaixo um exemplo de paleta de um projeto educacional atendido pela PRÓ-EAD e como montamos os figurinos em linha com as cores estabelecidas.

  1. Público alvo:

Pense em para quem a aula é destinada e procure escolher um figurino que converse com o seu público.

Atenção: não estamos falando de se vestir como eles, mas procurar se comunicar através da sua construção visual.

Caso precise de um suporte mais especializado, entre em contato conosco. 

Share This
Entre em contato!